Da Profissão à Profissionalidade Docente no Ensino Superior

Leonardo Bruno Messias Raphael, Roberto Fonseca

Resumo


Este artigo teve como tema a profissionalidade do professor para o ensino superior. Abordagem da formação docente como importante ferramenta à educação. Indaga-se o papel da docência, da profissão e da profissionalidade docente para corroborar na ensinagem. Os objetivos foram discorrer sobre estes papéis, analisar a formação do professor-pesquisador, e fomentar a importância da formação de especialistas em Docência. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em textos da área educacional. Esta citou que a docência era preterida na escolha de uma especialização. Assim, questionou-se sobre como a formação com base pedagógica favorece a atuação docente, destaca a educação continuada e aperfeiçoamento, atrelado à pós-graduação scricto sensu. O termo profissionalidade docente remete às tarefas do professor, melhorando a qualidade do ensino e sua ação. Para tanto, propõe-se a reavaliação da formação docente a nível individual, institucional e governamental, e o fomento à interação entre cursos de graduação e de pós-graduação para troca de experiências.

Palavras-chave


Educação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.