AVALIAÇÃO DA CONSULTA MÉDICA SOB O OLHAR DO PACIENTE: HOSPITAL GUILHERME ÁLVARO.
Resumo
Introdução:A qualidade de serviços de cuidado à saúde compreende dois domínios: técnico e interpessoal.Os pacientes quase sempre conhecem pouco sobre os aspectos da qualidade técnica, mas em geral, não tem dificuldade de avaliar o lado interpessoal (URDAN, 2001). É um consenso na literatura nacional e internacional que a qualidade da relação médico-paciente favorece o diagnóstico e adesão ao tratamento, e que quando ela não é bem-sucedida o paciente pode ficar mais reticente a confiar no profissional e, assim não dividir informações, muitas vezes, importantes e não seguir suas orientações.Tendo em vista a grande importância dessa relação devido a sua repercussão na saúde e a escassez de pesquisas científicas que abordem o tema, surgiu o interesse em investigar essa relação médico-paciente na visão daqueles que acabaram de passar por um atendimento médico no Hospital Guilherme Álvaro em Santos, já que é um hospital escola.Objetivos:apresentar como foi feita a investigaçãodo grau de satisfação e insatisfação dos pacientes, os aspectospor eles mais valorizados e bem avaliados e os de maior queixa, mostrar como está a qualidade do Hospital Guilherme Álvaro com relação a esse quesito na visão dos pacientes, relatar como foi a experiência de coleta e possíveis sugestões de alterações no questionário e incentivar investigações semelhantes em outros serviços de saúde.Metodologia: foram analisados os questionários fechados respondidos pelos pacientes,levantados os dados mais significativos e colhidas as impressões dos interlocutores, suas facilidades e dificuldades da fase de coleta de dados.Resultados:os resultados iniciais mostraram que a maioria dos pacientes está muito satisfeita com a qualidade do atendimento médico, contrariando inicialmente a hipótese levantada na pesquisa, a de que os pacientes atendidos em consulta na rede pública de saúde têm queixas com relação ao tratamento e atenção que o médico dispensa a eles durante o atendimento.Os resultados apontam que um dos itens do questionário utilizado na coleta de dados foi motivo de dúvida, e, portanto, a sugestão de corrigi-lo ou de baseado fazer uma junção de itens o deixando mais sintético, para facilitar a aplicação em outros serviços de saúde, já que acabou sendo utilizado mais de cinco/dez minutos para coleta, inicialmente previsto.Conclusão: Os médicos que atendem no Hospital Guilherme Álvaro, em sua maioria, conseguem estabelecer uma relação médico-paciente adequada e satisfatória, assim como os residentes e os alunos dos últimos anos do curso de Medicina do UNILUS, o que é bastante relevante e importante, principalmente por ser um hospital escola que repassa conceitos e formas de agir.
Palavras-chave: qualidade; relação; médico; paciente; saúde.
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PDFReferências
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URBAN, A.T. A Qualidade de serviços médicos na perspectiva do cliente. Revista de Administração de Empresas. V.41, n.4, p. 44-55, out/dez/2001.
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