VACINA CONTRA PAPILOMAVÍRUS HUMANO: REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS NA VACINAÇÃO
Resumo
Introdução: O papiloma vírus humano (HPV) representa a principal causa de neoplasias de colo de útero no Brasil. A implantação da vacina associada com rastreamento precoce do câncer de colo de útero possibilitará a logo prazo a prevenção desta doença. Objetivo: Evidenciar a importância da vacina contra o HPV como prevenção do câncer de colo de útero e identificar os desafios em sua implementação. Método: Utilizou-se a revisão integrativa de literatura, realizado buscas através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), na base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) sem estabelecimento de intervalo temporal. Resultados: Durante a pesquisa tornou-se notório que os níveis de conhecimento sobre o HPV pela população são baixos o que gera impacto na aceitabilidade e adesão as vacinas. Conclusão: Espera-se que em um futuro bem próximo, com a adesão da população à vacina teremos uma geração de meninas / mulheres sem casos de câncer de colo uterino ou lesões causadas por HPV.
Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO, S.C.F.; CAETANO, R.; BRAGA, J.U.; SILVA, F.V.C. Eficácia das vacinas comercialmente disponíveis contra a infecção pelo papilomavírus em mulheres: revisão sistemática e metanálise. Caderno Saúde Pública, v. 29, n.1, p. 32-44, 2013.
BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis. Coordenação-geral do Programa Nacional de Imunizações. Informe Técnico da Vacina Papilomavírus Humano 6, 11,16 e 18 (recombinante). Brasília. 2015.
MARANHÃO, A.G.K.; DOMINGUES, C.M.A.S. A experiência brasileira de implantação da vacina HPV: os resultados da primeira fase de vacinação. Revista Imunizações. v.7, n.2, p.0-12, 2014.
OLIVEIRA, D.S.; GALLEGUILLOS, T.G.B. Vacina contra o vírus papiloma Humano: Avanços e desafios. In: WILLIAN MALAGUTTI (organizador). Imunização, Imunologia e Vacinas. Rio de Janeiro: Rúbio, 2011, Cap.31.
OSIS, M.J.D.; DUARTE, G.A.; SOUZA, M.H. Conhecimento e atitude de usuários do SUS sobre o HPV e as vacinas disponíveis no Brasil. Revista Saúde Pública. v.48, n.1, p.123-133, 2014.
REIS, A.A.S.; MONTEIRO, C.D.; PAULA, L.B.; SADDI, V.A.; CRUZ, A.D. Papilomavírus humano e saúde pública: prevenção ao carcinoma de cérvice uterina. Ciência e Saúde Coletiva. v.15, n.1, p.1055-1060, 2010.
SAMPAIO, R.S.; SANTOS, I.; AMANTÉA, M.L.; NUNES, A.S. A classificação das intervenções de Enfermagem na prática clínica de enfermeiros brasileiros. Acta Paulista de Enfermagem. v.21, n.1, p.120-126, 2011.
SANCHES, E.B. Prevenção do HPV: A utilização da vacina nos serviços de saúde. Revista Saúde e Pesquisa. v.3, n.2, p.255-261, 2010.
ZARDO, G.P.; FARAH, F.P; MENDES, F.G.; FRANCO, C.A.G.S.; MOLINA, G.V.M.; MELO, G.N.; KUSMA, S.Z. Vacina como agente de imunização contra o HPV. Ciência e Saúde Coletiva. v.19, n.9, p.3799-3808, 2014.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.