Ensinar com projetos: a consciência da complexidade humana
Resumo
Cada país é um país, cada estado tem suas características, cada cidade suas peculiaridades, cada pessoa suas necessidades. Por que as escolas devem ser iguais se trabalham indivíduos únicos? Por que, geralmente, a escola desperta na criança um sentimento negativo? A resposta para esta questão talvez esteja em uma metodologia capaz de envolver diretores, professores, coordenadores, pais, alunos, funcionários e toda a sociedade. Trata-se de um trabalho coletivo na escola voltado para a construção de um perfil de cidadão, na visão da Educação escolar. Isto significa que a escola precisa ter claro o perfil de seus alunos, suas necessidades e aquilo que ela espera desse aluno ao sair daquele estabelecimento. Assim, devem ser planejadas atividades que contribuirão para o crescimento desse aluno como um ser que pensa, age e sente. Dessa forma, ir à escola pode ser algo prazeroso ao aluno. Seguindo-se essa linha de pensamento, o projeto pedagógico apresentou-se como alternativa viável à realização desse propósito: democratização do ensino, do saber. A comprovação surgiu depois de pesquisa bibliográfica, observação e avaliação de uma ação prática desenvolvida com alunos do ensino infantil e apresentando temáticas pertinentes à literatura infantil.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.