Ensinar com projetos: a consciência da complexidade humana

S F Santos, Maria Helena Rosati

Resumo


Cada país é um país, cada estado tem suas características, cada cidade suas peculiaridades, cada pessoa suas necessidades. Por que as escolas devem ser iguais se trabalham indivíduos únicos? Por que, geralmente, a escola desperta na criança um sentimento negativo? A resposta para esta questão talvez esteja em uma metodologia capaz de envolver diretores, professores, coordenadores, pais, alunos, funcionários e toda a sociedade. Trata-se de um trabalho coletivo na escola voltado para a construção de um perfil de cidadão, na visão da Educação escolar. Isto significa que a escola precisa ter claro o perfil de seus alunos, suas necessidades e aquilo que ela espera desse aluno ao sair daquele estabelecimento. Assim, devem ser planejadas atividades que contribuirão para o crescimento desse aluno como um ser que pensa, age e sente. Dessa forma, ir à escola pode ser algo prazeroso ao aluno. Seguindo-se essa linha de pensamento, o projeto pedagógico apresentou-se como alternativa viável à realização desse propósito: democratização do ensino, do saber. A comprovação surgiu depois de pesquisa bibliográfica, observação e avaliação de uma ação prática desenvolvida com alunos do ensino infantil e apresentando temáticas pertinentes à literatura infantil.

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