Afetividade: um recurso no processo de ensino-aprendizagem
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem apresenta uma ligação primordial entre os aspectos cognitivos e afetivos, próprios de um ser que pensa, raciocina, abstrai, sente, deseja e se emociona. O aprendizado não pode permanecer, portanto, limitado a métodos que priorizam atividades de simples memorização de convenções e práticas desvinculadas da realidade social, pois isto pode representar um dos principais bloqueadores na aprendizagem, Esse direcionamento da temática evidenciou a necessidade de uma prática didática repensada e promovida através do deslocamento de seu eixo de atenção das estruturas, regras por simples memorização para a instrumentalização do repertório, dos conhecimentos e das experiências do aluno, que por sua vez, requisita do professor a busca por uma metodologia capaz de unir os aspectos psicológicos (afetivo) e social do educando, o que certamente, poderá promover uma mudança de atitudes em sala de aula.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.