SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FUNÇÕES INORGÂNICAS UTILIZANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Resumo
Além de componente curricular do ensino médio, a Química está incorporada ao nosso cotidiano. No entanto, os métodos usados atualmente para o ensino deste conteúdo em sala de aula, revela o aluno como um sujeito passivo, memorizador e reprodutor de conceitos. Considerando tal problemática, este trabalho traz como objetivo o desenvolvimento de uma proposta de utilização da metodologia ativa dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), apresentada através de uma sequência didática com enfoque no estudo das funções inorgânicas e suas conexões com aspectos sociais, econômicos e tecnológicos. A proposta tem como público-alvo, alunos da 1ª a 3ª série do ensino médio. Constatamos na literatura que nenhum trabalho abordou simultaneamente todas as funções inorgânicas (ácidos, bases, óxidos e sais), evidenciando uma lacuna a ser explorada e que foi preenchida nesse trabalho. Recomenda-se que esta proposta seja aplicada, também, com outros públicos em outros contextos.
DIDACTIC SEQUENCE ABOUT INORGANIC FUNCTIONS USING THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS
In addition to being a high school curriculum component, Chemistry is incorporated into our daily lives. However, the methods currently used for teaching this content in the classroom reveal the student as a passive subject, memorizer and reproducer of concepts. Considering this problem, this work aims to develop a proposal to use the active methodology of the Three Pedagogical Moments (3MP), presented through a didactic sequence focusing on the study of inorganic functions and their connections with social, economic and technological aspects . The proposal is aimed at students from the 1st to 3rd grades of high school. We found in the literature that no work simultaneously addressed all inorganic functions (acids, bases, oxides and salts), showing a gap to be explored and which was filled in this work. It is recommended that this proposal also be applied with other audiences in other contexts.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.