O CRESCIMENTO DO E-COMMERCE NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Ângela Rodrigues Amorim, Claudia Kauffmann Barbosa

Resumo


O comércio eletrônico, ou e-commerce, como usualmente é chamado, está em expansão a alguns anos, se popularizando no Brasil. As compras online elevaram de maneira significativa, de modo que, passou a impulsionar as vendas em diversas empresas de diversos segmentos, proporcionando o crescimento dessas organizações tornando-as cada vez mais competitivas. Com o advento da pandemia da Covid-19, o e-commerce mostrou-se ainda mais poderoso como ferramenta estratégica para a sobrevivência das empresas no mercado, pois as empresas foram impactadas negativamente, sendo obrigadas a interromper suas atividades presenciais, ficando com os estabelecimentos fechados, devido às restrições de circulação. Isso proporcionou a estas empresas, principalmente as pequenas e médias, problemas financeiros. Coube então ao governo, estados e municípios fornecerem auxílios econômicos às empresas, porém, estes pacotes econômicos não seriam suficientes, então a solução adotada por muitas organizações foi o e-commerce, ou seja, continuar suas atividades, porém, de modo online. Essa medida adotada pelas empresas alavancou as vendas e o crescimento econômico e, projeções indicam que esse crescimento continuará, mesmo após o término da pandemia.

THE GROWTH OF E-COMMERCE IN BRAZIL DURING THE COVID-19 PANDEMIC

Electronic commerce, or e-commerce, as it is usually called, has been expanding for a few years, becoming more popular in Brazil. Online shopping has increased significantly, so that it has started to boost sales in several companies from different segments, providing the growth of these organizations, making them increasingly competitive. With the advent of the Covid-19 pandemic, e-commerce proved to be even more powerful as a strategic tool for the survival of companies in the market, because companies were negatively impacted, being forced to interrupt their on-site activities, keeping their establishments closed, due to the circulation restrictions. This provided these companies, especially small and medium-sized ones, with financial problems. It was then up to the government, states, and municipalities to provide economic aid to companies, but these economic packages would not be enough, so the solution adopted by many organizations was e-commerce, that is, to continue their activities, but online. This measure adopted by companies has leveraged sales and economic growth, and projections indicate that this growth will continue, even after the pandemic is over.


Palavras-chave


administração. e-commerce. covid-19

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