ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA ESCOLA: O PROJETO FENOLOGIA DO CUMBARU
Resumo
O ensino por investigação norteia o desenvolvimento no processo de construção do conhecimento, apontando perspectivas que possam apresentar a resolução de perguntas através da pesquisa. O objetivo deste trabalho foi compreender os ciclos biológicos (fenologia) do cumbaru e promover ações que envolvam a comunidade a fim de viabilizar ferramentas para se entender a biodiversidade e as mudanças ambientais locais. Este projeto foi realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em conjunto com a Escola Municipal Noé Nogueira - Polo, sendo ofertadas oficinas pedagógicas de leitura e produção de textos, educação ambiental, coleta e análise de resultados de pesquisa. A execução do projeto promoveu reflexão, como modelo de formação e desenvolvimento possibilitando interpretar e cativar ações de intervenção e de mudanças entre alunos, professores e cotidiano.
INVESTIGATIVE ACTIVITIES IN THE SCHOOL: THE CUMBARU PHENOLOGY PROJECT
Teaching by investigation guides the development in the knowledge construction process, pointing out perspectives that can present the resolution of questions through research. The objective of this work was to understand the biological cycles (phenology) of Cumbaru and promote actions that involve the community to provide tools to understand biodiversity and local environmental changes. This project was carried out by Universidade Federal de Mato Grosso do Sul with Escola Municipal Noé Nogueira - Polo, offering pedagogical workshops on reading and text production, environmental education, collection, and analysis of results search. The execution of the project promoted reflection, as a training and development model, enabling the interpretation and captivation of intervention and change actions among students, teachers, and daily life.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.