O USO DO PODCAST COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA NAS AULAS DE FÍSICA
Resumo
O Podcast é um arquivo em formato de áudio, com características inovadoras no processo de comunicação, que apresenta conteúdo específico ao receptor. No ambiente escolar é um recurso midiático que emerge a partir da produção de arquivos de áudio, que proporciona situações dinâmicas para o processo de ensino aprendizagem estabelecendo uma relação entre os recursos tecnológicos e conceitos curriculares, despertando o interesse, a percepção e a curiosidade dos estudantes dos conteúdos abordados. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar o podcast com uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) de forma roteirizada e diagnosticada, como metodologia avaliativa alternativa para o ensino de Física no Ensino Médio em tempos de isolamento social. Os resultados da pesquisa revelaram que essa estratégia avaliativa auxiliou estudantes e professores no processo de ensino aprendizagem propiciando um conhecimento mais construtivo. Dessa forma, este trabalho revelou ser potencialmente significativo para os estudantes, estabelecendo uma relação mais dinâmica utilizando as TICs, na compreensão dos conceitos de Física e suas aplicações no cotidianas.
THE USE OF PODCAST AS AN EVALUATION STRATEGY IN PHYSICS CLASSES
The Podcast is a file in audio format, with innovative features in the communication process, which presents specific content to the receiver. In the school environment, it is a media resource that emerges from the production of audio files, which provides dynamic situations for the teaching-learning process, establishing a relationship between technological resources and curricular concepts, arousing students' interest, perception and curiosity. of the contents covered. The objective of this research is to present the podcast using ICTs (Information and Communication Technology) in a scripted and diagnosed way, as an alternative evaluation methodology for teaching physics in high school in times of social isolation. The results of the research show that this evaluation strategy helped students and teachers in the teaching-learning process, providing more constructive knowledge. Thus, this work proved to be potentially significant for students, establishing a more dynamic relationship using ICTs, in understanding the concepts of Physics and their applications in everyday life.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.