CONSUMO DE ÓCULOS SOLARES FALSIFICADOS POR JOVENS: UM ESTUDO EM UMA CIDADE DE FRONTEIRA

João Victor Rocha Severo, Andressa Hennig Silva, Mikaela Daiane Prestes Floriano

Resumo


O consumo e a venda de produtos falsificados cresceram no Brasil nos últimos anos, principalmente entre os jovens. Este estudo tem o objetivo de mapear o comportamento do consumidor de óculos solares falsificados dos jovens residentes em uma cidade de fronteira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa utilizando-se o método Survey, com uma amostra de 206 jovens. Os dados coletados foram analisados através de estatística descritiva e do teste T. Referente aos resultados pode-se sinalizar que o preço não foi um fator determinante para a aquisição de falsificados. Percebeu-se também que homens e mulheres mantêm similaridade no comportamento de compra do produto estudado. Ademais, os jovens estão cientes de que estão expostos a riscos provenientes do uso de óculos falsificados, mas mesmo assim ainda continuam comprando.

CONSUMPTION OF SOLAR SUNGLASSES FALSIFIED BY YOUNG PEOPLE: A STUDY IN A CITY OF FRONTIER

The consumption and sale of counterfeit products have grown in Brazil in recent years, especially among young people. This study aims to map the consumer behavior of fake sunglasses from young residents in a border town. To do so, a descriptive research of quantitative approach was carried out using the Survey method, with a sample of 206 young people. The data collected were analyzed through descriptive statistics and the T test. Regarding the results it can be pointed out that the price was not a determining factor for the acquisition of counterfeit. It was also noticed that men and women maintain similarity in the purchasing behavior of the product studied. In addition, young people are aware that they are exposed to risks from wearing fake glasses, but still they are still buying.


Palavras-chave


falsificação; pirataria; jovens

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