Diretrizes para Autores
Instruções gerais para publicação na Revista UNILUS Ensino e Pesquisa (RUEP)
A Revista UNILUS Ensino e Pesquisa constitui uma publicação do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Lusíada (UNILUS). Inserida em um projeto político-pedagógico que percebe como indissociáveis os campos do ensino, da pesquisa e da extensão, seu viés interdisciplinar tem como finalidade promover a reflexão crítica sobre as diversas áreas do conhecimento.
São aceitos trabalhos em inglês, português e espanhol, na forma de artigos, conferências, ensaios bibliográficos, entrevistas, notas de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações ou teses e traduções.
Desde a publicação do primeiro número em jul./dez. 2004, por iniciativa do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, as publicações lograram ampla receptividade entre o corpo docente e discente, também externo ao UNILUS, como resultado de um esforço coletivo permanente.
A Revista é organizada em sessões de Demanda Contínua. O processo de submissão e avaliação de artigos encaminhados à Revista é recebido através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER).
A publicação de um artigo implica a cessão integral dos direitos autorais à UNILUS Ensino e Pesquisa do Centro Universitário Lusíada (UNILUS), para divulgação por meio eletrônico – Internet.
01. A Revista UNILUS Ensino e Pesquisa publica artigos originais e inéditos, referentes à diversas áreas do conhecimento, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade.
02. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: Artigos, Comunicações, Conferências, Entrevistas, Ensaios Bibliográficos, Notas de Pesquisa, Resenhas e Traduções.
03. Os trabalhos deverão ser enviados ao Editor da Equipe Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.
04. A Revista, através do editor ou do secretário executivo, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.
05. Os textos dos artigos deverão ter uma extensão entre 3500 a 4500 palavras, não contados o resumo, abstract e as referências.
06. Os textos de resenha deverão ter cerca de 1000 palavras. Essa produção deverá apresentar o comentário sobre uma obra recente, ou relançamento de algum clássico na área do conhecimento. O autor deverá situar o campo a que a obra pertence, apresentar as principais ideias do autor e apresentar uma apreciação crítica, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático da área.
07. Os artigos deverão ser escritos em língua portuguesa, língua espanhola ou língua inglesa.
08. Os trabalhos deverão ser encaminhados eletronicamente pelo SEER, <http://revista.lusiada.br/index.php/ruep/>. O texto deverá estar digitado no editor Microsoft Word, em fonte Arial tamanho 10, em espaçamento simples entre linhas. Se possuir tabela ou quadros deverão vir como imagem, com largura máxima de 12 cm e altura máxima de 18 cm. O artigo deve ser enviado pelo SEER na forma de transferência do manuscrito. ATENÇÃO! A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo do artigo conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
09. O(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, deve(m) ser incluído(s) através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar endereço completo e e-mail completo para divulgação no artigo. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Inserir ainda no item metadados o endereço para correspondência, telefones para contato, fax. No item URL deve ser inserido o link do currículo Lattes.
10. Cada artigo deverá ser encabeçado por um título em português e em inglês, o título não poderá exceder 95 caracteres com espaços. Se o texto estiver escrito em espanhol, o título deverá estar em espanhol e em inglês. O texto deverá apresentar, inicialmente, um resumo entre 100 a 130 palavras, em português e inglês (abstract); para isso ver a NBR 6028, de novembro de 2003 da ABNT. Se o texto estiver escrito em espanhol, deverá ter resumo em espanhol e em inglês (abstract). O resumo não deverá ser redigido na primeira pessoa e deverá conter o foco temático, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser indicadas três palavras-chave em português e inglês ou em espanhol e inglês.
11. Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas de fim devem ser para alguma informação de caráter explicativo, não excedendo a utilização de 200 palavras. O autor deverá cuidar para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.
12. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área do conhecimento.
13. As citações devem seguir a NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT, a qual determina que:
- citações diretas com menos de três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. Devem constar a indicação do autor da citação.
Exemplos:
No final da citação: "Citação" (SILVA; GOMES, ano, p. 123).
No início ou inserida no texto: Segundo Silva (ano, p. 123) "Citação", ou ainda, Silva (ano, p. 123) diz que: "[...] citação".
– citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas. Ao final, deve constar: (SOBRENOME DO AUTOR CITADO, ano, p. 123).
– citações indiretas, ou seja, texto baseado na obra do autor consultado, deve ser adotado o mesmo critério anterior para a referência do autor; se fora dos parênteses, o sobrenome começa com maiúscula e depois letras minúsculas; se entre parênteses, o sobrenome aparece em letras maiúsculas.
– devem ser usados os seguintes recursos:
[...] para indicar supressões;
[ ] para indicar interpolações, acréscimos ou comentários;
negrito ou itálico para dar ênfase;
(informação verbal)1 para dados oriundos de informação verbal em palestras, debates etc., com os dados referenciais em nota de rodapé. Exemplo de nota de rodapé: 1 Notícia fornecida por Nome e Sobrenome do palestrante no Evento, em Local, em mês e ano.
grifo no original ou grifo nosso: são usados após a paginação para esclarecer a autoria do grifo. Ex.: (SILVA, ano, p. 123, grifo no original)
14. Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
15. A revisão ortográfica e gramatical, em português, em espanhol e inglês, é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.
16. As referências deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT NBR 6023 de agosto de 2002. Incluir somente obras mencionadas no texto.
NORMAS:
Todos os exemplos aqui apresentados são fictícios.
– Autor pessoal
ÚLTIMO SOBRENOME (Caixa alta), A. B. (Primeiras letras do nome e sobrenomes) Título. 2. ed. (Número da edição) Local: Editora, ano. 224p.
– Até 3 autores
SILVA, E. T.; GOMES, G. V.; SOUZA, M. N. Título. 13. ed. rev. e aum. Local: Editora, ano.
– Mais de 3 autores
SILVA, E. T. et al. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.
– Organizador(es), coordenador(es), tradutor(es)
SILVA, E.T.; GOMES, G.V. (Org.). Título. Tradução de Nome e Sobrenome. [S.l.: s.n.] (Caso não contenha local e editora na obra referenciada), ano.
– Autor entidade
BRASIL. Ministério da Educação. Título. Brasília, DF, ano. 123p.
– Autoria desconhecida
PRIMEIRA palavra do título. Local: Editora, ano.
– Partes de monografia
SILVA, E. T. Título da parte. In: SOBRENOME, N. S. (Org.). Título da publicação. Local: Editora, ano. cap. 1, p. 3-9.
SILVA, E. T. Título da parte. In: ______. (caso autor da parte seja igual ao da publicação no todo). Título da publicação. Local: Editora, ano. cap. 1, p. 3-9.
– Monografias e partes de monografias em meio eletrônico e on-line
SILVA, E. T. Título. Local: Editora, ano. 1 CD-ROM.
SANTA MARIA. In: ENCICLOPÉDIA virtual dos municípios do RS. Local: Editora, ano. CD-ROM 1.
SILVA, E. T. Título. [S.l]: Editora, ano. Disponível em: <http://www.ufsm.br>. Acesso em: 3 jan. 2000.
VERBETE. In: DICIONÁRIO de línguas estrangeiras. Local: Editora, ano. Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.
– Eventos (trabalhos apresentados)
SILVA, E. T.; GOMES, G. V. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais ... (mesmo caso para Resumos...) Local (da publicação): Editora, ano. p. 3-9. (Quando em meio eletrônico, adicione a descrição física do recurso utilizado após a paginação. Ex. : ... p. 3-9. 1 CD-ROM.)
– Eventos (trabalhos apresentados) on-line
SILVA, E. T.; GOMES, G. V. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais eletrônicos ... Local: Editora, ano. Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.
– Artigos e/ou matéria de revista
SILVA, E. T. Título do artigo. Título da publicação, local, n. 1 (número da publicação), p. 3-9 (paginação inicial e final), jan. 2000 (data da publicação).
– Artigos on-line
SILVA, E. T. Título do artigo. Título da revista. Local, numeração, jan. 2000 (data da publicação). Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083