Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista UNILUS Ensino e Pesquisa constitui uma publicação do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Lusíada (UNILUS). Inserida em um projeto político-pedagógico que percebe como indissociáveis os campos do ensino, da pesquisa e da extensão, seu viés interdisciplinar tem como finalidade promover a reflexão crítica sobre as diversas áreas do conhecimento. São aceitos trabalhos em português e espanhol, na forma de artigos, conferências, ensaios bibliográficos, entrevistas, notas de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações ou teses e traduções. Desde a publicação do primeiro número em jul./dez. 2004, por iniciativa do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, as publicações lograram ampla receptividade entre o corpo docente e discente, também externo ao UNILUS, como resultado de um esforço coletivo permanente.

 

Políticas de Seção

Artigos

A Seção Artigos publica trabalhos inéditos nas diversas áreas do conhecimento, resultantes de pesquisas e práticas refletidas teoricamente.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicações

A Seção Comunicações constitui um espaço para a apresentação de relatos sobre pesquisas em andamento, sínteses de eventos acadêmicos, textos breves apresentados nesses eventos, textos de provocação ao debate, estudos de caso e demais trabalhos que não se enquadram em outras seções. Os trabalhos devem conter entre 1.500 e 2.500 palavras, não contados o resumo, abstract e as referências. com os títulos traduzidos para o inglês ou espanhol. A avaliação desta seção é feita pela editoria específica do tema e do editor e pode ter o trabalho enviado também para avaliação externa.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios Bibliográficos

Exame crítico de uma corrente em determinada área do conhecimento, do conjunto da obra de um autor, ou de obras diversas aproximadas pela temática, abordagem ou documentação utilizada, contendo entre 2.000 a 3.000 palavras, não contados o resumo, abstract e as referências. Devem conter um título em português (traduzido para o inglês entre parênteses), resumo, palavras-chave, abstract e key words.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas de Pesquisa

Relatos preliminares, mais curtos e incipientes do que um artigo, enfatizando hipóteses, progressos e dificuldades de pesquisas em andamento, comentando fontes, métodos e técnicas utilizados, entre 1.500 e 3.500 palavras, não contados o resumo, abstract e as referências. Devem respeitar a mesma sequência dos artigos, sendo encabeçados por título, título traduzido para o inglês entre parênteses, resumo, palavras-chave, abstract, key words, seguidos do texto propriamente dito vindo, por último, as referências (bibliográfica e outras).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Trata-se de resenha crítica sobre textos publicados até os dois últimos anos, resumidos de forma crítica, destacando-se suas filiações intelectuais e contribuições relevantes.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos: XIII Jornada de Fisioterapia do UNILUS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista submete os artigos, sem identificação, à apreciação de dois pareceristas que integram a Comissão Editorial ou são especialmente designados como avaliadores ad hoc. Caso haja divergências entre os pareceristas o trabalho será enviado a um terceiro consultor. A publicação poderá ser condicionada às adequações solicitadas pela Comissão Editorial. A seleção leva em consideração a relevância temática e a qualidade metodológica e científica, respeitando às normas da ABNT. O conteúdo e a exatidão das citações são de inteira responsabilidade dos autores e o envio desses trabalhos implica na concessão dos direitos autorais relativos a esta publicação. Os autores receberão informes do andamento dos trabalhos da Comissão Editorial. A Comissão Editorial reserva-se ao direito de decidir sobre a oportunidade de publicações.

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais ao UNILUS. Solicita-se aos autores assinalarem o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais, a afirmação da originalidade do texto e de sua publicação e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.

Termo-Declaração:

"Submeto/emos o trabalho intitulado '...', texto original, à avaliação da revista UNILUS Ensino e Pesquisa, e concordo/amos que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva do UNILUS, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao UNILUS. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o/s autor/es, empresas, instituições ou indivíduos".

Os textos serão submetidos à revisão de língua portuguesa. A Comissão Editorial reserva-se o direito de apontar correções necessárias, em primeira avaliação, nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da revista. O mesmo ocorre com os artigos aprovados, cujos autores serão notificados sobre as possíveis alterações indicadas pelos avaliadores, e, uma vez revistas pelos autores, deverão ser devolvidos em um prazo de 20 dias úteis.

 

Periodicidade

Periodicidade de Publicação Trimestral (a partir de 2013), com publicações em Março, Junho, Setembro e Dezembro, tendo o número de, pelo menos, dez (10) artigos por edição.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

O acesso aos artigos é totalmente gratuíto. Não será solicitado aos autores qualquer pagamento pela edição ou publicação de seus artigos. Não será solicitado aos leitores qualquer pagamento para acessar os artigos ou assinar a revista.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...