Um estudo sobre a aplicação de recursos computacionais na educação
Resumo
Com este trabalho, procurou-se realizar um estudo sobre a utilização de recursos e meios da informática como ferramentas de apoio à educação. Baseado em alguns pressupostos educacionais, fora realizado um estudo de caso viabilizando a demonstração de que o uso dessas ferramentas possa contribuir para um melhor desempenho do processo de ensino-aprendizagem. Diversos recursos computacionais vêm sendo utilizados na criação de ambientes virtuais de ensino que permitam o rompimento de grandes barreiras geográficas, na conveniência ímpar que vem facilitando o compartilhamento das informações, além de possibilitar a experimentação simulada em ambientes que poderiam apresentar grande risco ou alto custo financeiro. A título de experimento, destaca-se a realização de um curso virtual utilizando o método de ensino a distância para aferir a real eficácia de um recurso de informática largamente difundido e amplamente utilizado. Através de uma pesquisa feita com os alunos envolvidos foi verificado que, entre outros dados, independente do modelo de ensino e da utilização ou não de recursos de informática, o sucesso da transmissão do conhecimento depende, por parte do educador, de preparo e vontade. Já do aluno continua sendo imprescindível a disciplina e alto nível de comprometimento.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.