AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM CRIANÇAS DE 2 A 19 ANOS PORTADORAS DE HIV POR TRANSMISSÃO VERTICAL
Resumo
Objetivo: Avaliar a associação entre a presença de infecção perinatal por HIV em crianças de 2 a 19 anos e prejuízo no desenvolvimento cognitivo.
Métodos: Uma revisão da literatura usando as bases de dados PUBMed e Scielo, com os termos de busca “HIV”, “cognitive” e “child”.
Resultados: Foram selecionados 19 artigos que preenchiam todos os critérios de inclusão. Os estudos utilizaram testes padronizados e questionários para avaliar o desfecho cognitivo em crianças portadoras de HIV. Deles, 79% confirmaram a associação entre prejuízo cognitivo e crianças infectadas pelo vírus.
Conclusão: Os achados dessa revisão apontam para a relação entre a infecção pelo HIV no período perinatal e o consequente prejuízo no desenvolvimento cognitivo de forma global.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.