AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM CRIANÇAS DE 2 A 19 ANOS PORTADORAS DE HIV POR TRANSMISSÃO VERTICAL

Jenifer Baccaro Matos, Carolina Pacheco de Silva Queiros, Carlo Eduardo G. Andrade, Rodrigo Ganem Sugino, Maria Célia Ciaccia, Vera Esteves Vagnozzi Rullo

Resumo


Objetivo: Avaliar a associação entre a presença de infecção perinatal por HIV em crianças de 2 a 19 anos e prejuízo no desenvolvimento cognitivo.

Métodos: Uma revisão da literatura usando as bases de dados PUBMed e Scielo, com os termos de busca “HIV”, “cognitive” e “child”.

Resultados: Foram selecionados 19 artigos que preenchiam todos os critérios de inclusão.  Os estudos utilizaram testes padronizados e questionários para avaliar o desfecho cognitivo em crianças portadoras de HIV. Deles, 79% confirmaram a associação entre prejuízo cognitivo e crianças infectadas pelo vírus.

Conclusão: Os achados dessa revisão apontam para a relação entre a infecção pelo HIV no período perinatal e o consequente prejuízo no desenvolvimento cognitivo de forma global. 


Palavras-chave


vírus HIV, cognitivo, criança

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