Desenvolvimento Motor Grosso em crianças frequentadoras e não frequentadoras de creches e fatores associados
Resumo
Objetivo: comparar a aquisição dos marcos do Desenvolvimento Motor Grosso entre as crianças freqüentadoras e não freqüentadoras de creches e avaliar os fatores associados.
Método: Um estudo de coorte sendo acompanhadas 70 crianças a partir de 4 meses. Foi aplicado um questionário aos responsáveis e avaliação do estado nutricional da criança. Utilizou-se teste t de Student, e teste de Mann-Whitney. Adotou-se nível de significância ≤ 0,05.
Resultados: O tempo até que as crianças atinjam marcos mais tardios foi superior para crianças matriculadasem creche. Aleitamento materno e renda familiar foram fatores associados.
Conclusão: O tempo de atingir os marcos mais tardios do Desenvolvimento Motor Grosseiro foi superior para crianças de creche. Os fatores associados foram aleitamento materno e renda familiar.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.