A IMPORTANCIA DO PACIENTE SIMULADO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DO MÉDICO.

Gilberto Meirelles Passos

Resumo


Este estudo teve como principal objetivo avaliar a importância do Paciente Simulado no Laboratório de Habilidades Práticas do Curso de Medicina do Centro Universitário Lusiada - UNILUS, utilizando-se o estudo de caso como modalidade de pesquisa qualitativa. Esta metodologia foi escolhida por poder descrever e avaliar a experiência desenvolvida no Laboratório de Habilidades Práticas onde o Paciente Simulado é utilizado como instrumento pedagógico. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos de graduação do 1º ao 5º ano que vivenciaram a experiência do Paciente Simulado no Laboratório de Habilidades Práticas, e os professores que utilizam o mesmo em sua prática pedagógica. Os resultados apontaram que o uso do Paciente Simulado mostrou-se um instrumento pedagógico válido que auxilia tanto o professor quanto o aluno no processo de aprendizagem prática do futuro médico. 


Palavras-chave


paciente simulado; laboratório de habilidades práticas; instrumento pedagógico.

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