Como dinamizar a didática do planejamento participativo escolar?

Marilda Massucatto Braga, Cristina Schimidt da Silva

Resumo


O presente trabalho apresenta formas de dinamização metodológica para a inserção do planejamento participativo no contexto escolar. A partir da constatação de que a Educação não tem correspondido às exigências da sociedade pós-moderna e que o planejamento participativo representa um dos instrumentos de resignificação do papel da Escola, este projeto apresenta um referencial teórico-metodológico para a compreensão de concepções e práticas destinadas à sua inserção no âmbito escolar. Parte da análise de alguns obstáculos nos processos de comunicação, elaboração e execução do planejamento participativo e sugere formas pedagógicas de aplicação dos meios de comunicação de massa, audiovisuais e multimídia. Analisa o planejamento tanto como mediador interno do sujeito, como técnica e instrumento que expressa concepções políticofilosóficas, situando-se na corrente sócio-interacionista dialógica. Descreve a prática de planejamento participativo de Danilo Gandin e apresenta modelos de seqüências didáticas fundamentadas na teoria referenciada.

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