As Habilidades do Administrador no Mercado de Trabalho

Edson Souza do Nascimento, Domeiver Verni

Resumo


O administrador é a peça chave de uma empresa, sem essa peça a organização anda sem a essência do negócio. Atualmente, os presidentes das organizações são chamados de CEO (Chief Executivo Officer), atuam no topo da pirâmide e buscam traçar metas e objetivos que precisam alcançar. São vistos como a essência das empresas, pois deixam sua marca onde executam suas tarefas. Costumo dizer “grandes líderes são lembrados para sempre”, pois são exemplos do que podemos seguir, mas claro, é preciso filtrar os pontos positivos e negativos para não cometermos erros já vivenciados anteriormente.

Admiro o trabalho de Jorge Paulo Lemann, brasileiro, graduado em Economia por Harvard. Jorge iniciou sua carreira no mercado financeiro, fundou o Banco Garantia, o GP Investimentos e o fundo de investimento 3G Capital, possui participações em empresas como AB Inbev, Burger King e H.J Heinz Company. É membro do conselho da Harvard Business School e membro-fundador dos conselhos das Fundações Estudar e Lemann.

No livro “Sonho Grande”, publicado por Cristiane Correa, Jorge compartilha 10 lições que aprendeu ao longo dos anos. A primeira lição é “Invista sempre – E acima de tudo – Nas Pessoas”, entendo claramente que para ser um executivo de sucesso é preciso ter boas peças no time para ser um técnico de sucesso, não é preciso saber jogar, mas conhecer aquilo que você está trabalhando e lapidar os diamantes que estão em forma bruta. Quando Jorge afirma que o ingrediente número um para um bom líder é “conseguir as pessoas certas”, ele não está errado. É necessário investir nas pessoas que buscam sucesso profissional e desafiá-las é o prato chave para seguir com novos projetos. Gente boa precisa ter coisas grandes para fazer, senão, leva a energia criativa para outro lugar.


Texto completo:

PDF

Referências


- Idalberto Chiavenato – CHIAVENATO, Idalberto; CHIAVENATO, Idalberto (Ed.). Teoria, Processo e Prática: Administração. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 421 p. (C458).

- Sonho Grande – CORREA, Cristiane. Sonho Grande: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Rio de Janeiro: Gmt Editores Ltda., 2013. (C841S).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.