O FLUXO MIGRATÓRIO DE HAITIANOS PARA O BRASIL DE 2009 A 2014

Beatriz Fonseca de Godoi, Nanci Lancha Novo

Resumo


Desde o início do século XXI, o Brasil acolhe sucessivas levas de imigrantes haitianos que, não raro, aqui ingressam de forma ilegal. O fluxo mais recente intensificou-se após o terremoto que atingiu o Haiti, no ano de 2010. Para o Brasil, país tradicionalmente receptivo a estrangeiros, tem sido um desafio oferecer acomodações e perspectivas econômicas, notadamente a inserção no mercado de trabalho, a tais imigrantes.

A história do Haiti, país localizado na América Central, é marcada pela violência política, instabilidade e desigualdade social desde a fase colonial, estendendo-se ao século XX com a sucessão de interferências externas, ditaduras e golpes de Estado e desastres ambientais, que causaram permanência da situação de instabilidade política que repercute na desestabilização da sociedade e é considerada entre as nações economicamente mais pobre do mundo de acordo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A partir destes fatores, muitos haitianos optam por deixar o país em busca de maior qualidade de vida.

A escolha do Brasil como um dos principais destinos para os haitianos é devida à diversos fatores de contato com nossa cultura, assim como a presença da Força Armada Brasileira no comando da Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti) desde 2004, assim como diversas ONGs brasileiras que trabalham no país.

O Brasil emite visto humanitário de residência aos haitianos viabilizando que possam trabalhar e estudar no país e lhes é permitido obter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Porém, notam-se dificuldades em integrar os imigrantes na sociedade e mercado de trabalho. Com vistas a ordenar a diáspora haitiana para o país, o governo brasileiro estabelece medidas para regularizar os imigrantes do Haiti que já se encontram em território brasileiro e a de conceder, por meio de Embaixadas, número ilimitado de vistos anuais.

Nesse contexto, o Brasil enfrenta o desafio de gerenciar problemas políticos e sociais decorrentes do afluxo de imigrantes para o seu território, que geralmente chegam de maneira imprevista e desordenada, por conta da perspectiva de melhorar seu padrão de vida.

Palavras-chave: Haiti; Imigração; Brasil; Refúgio.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVAREZ, Rodrigo. In: ALVAREZ, Rodrigo. Haiti, depois do inferno. São Paulo: Editora Globo S.a., 2010.

CHAVES JÚNIOR, Elizeu de Oliveira. Um olhar sobre o Haiti: Refúgio e migração como parte da história. Brasília: Lge Editora, 2008.

ESTADO, Agência. 780 haitianos passaram por abrigo em SP desde abril. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2015.

GONÇALVES, Pe. Alfredo J.. Imigrantes, nas asas dos sonhos. PUCRS. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2015.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas. Relatório de 2014. Disponível em: . Acesso em: 09 de Agosto de 2015.

JUSTIÇA, Ministério da. Vistos concedidos à haitianos. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2015.

KAWAGUTI, Luis. A república negra: histórias de um repórter sobre as tropas brasileiras no Haiti. Rio de Janeiro: Globo, 2006.

MATIJASCIC, Vanessa Braga. Haiti: Segurança ou Desenvolvimento no início dos anos 1990. Curitiba: Appris, 2014.

Ministério das Relações Exteriores (MRE). Disponível em: . Acesso em: 01 de Julho de 2015.

Ministério de Relações Exteriores do Brasil: República do Haiti. Disponível em: . Acesso em: 09 de Agosto de 2015.

MORAES, Isaias Albertin de; ANDRADE, Carlos Alberto Alencar de; MATOS, Beatriz Rodrigues Bessa. A Imigração Haitiana para o Brasil: Causas e Desafios. Conjuntura Austral, Porto Alegre, v. 4, n. 20, p.95-114, nov. 2013.

VIOTTTI, Maria Luiza Ribeiro; DUNLOP, Regina Maria Cordeiro; FERNANDES, Leonardo Luís Gorgulho N. (Org.). O Brasil no Conselho de Segurança da ONU: 2010-2011. Brasília: Funag, 2014. O Brasil no Conselho de Segurança da ONU: 2010-2011. Brasília : FUNAG, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.