TRAUMA CERVICAL EM ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS

Cláudio José dos santos, Paulo Pinhal Junior

Resumo


Este trabalho visa enfatizar o primeiro atendimento prestado a uma vitima de trauma em acidente automobilístico, que deve ter como cuidado primário a estabilização da coluna cervical por meio de imobilização. (CARNEVALE, 2011). Esta ação visa minimizar e/ou causar possível lesão na região cervical, sendo que uma lesão cervical pode causar danos irreversíveis à vítima. Trazendo informações relevantes no que diz respeito a acidentes automobilístico, em que a coluna cervical é afetada. (SOUZA, 2011). Enfatizando os danos causados a coluna cervical, durante um acidente automobilístico e frisar a importância do atendimento primário a esse tipo de traumatismo, tendo relevância sobre os danos posteriores causados a vitima que pode a mudar de forma radical a rotina do individuo e de seus familiares. (CREÔNCIO, 2012). Através deste estudo, tenho a intenção de mostrar que através de atitudes prudentes na direção de um veículo automotor, como a utilização do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, uso correto do encosto de cabeça, podem atenuar os danos causados em acidentes automobilísticos. E ressaltar a importância do diagnóstico por imagem. 


Texto completo:

PDF

Referências


SOUZA, Ilson Manoel de. A importância do colar cervical no APH em vítimas de trauma com grande desprendimento de energia generalizado. 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2015.

CREÔNCIO, Sheila Cristiane Evangelista; MOURA, José Carlos de; RANGEL, Bruno Lázaro Ramos. Aspectos Clínico-epidemiológicos do trauma raquimedular no Hospital de Urgências e Traumas - Petrolina-PE. Jbnc, Petrolina, v. 3, n. 23, p.211-216, jul. 2012.

CARNEVALE, Francisco Cesar; MOREIRA, Airton Mota. Papel da radiologia intervencionista no atendimento ao paciente politraumatizado. Rev Med, São Paulo, v. 4, n. 90, p.201-214, out. 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.