Produção de Biodiesel

Aline Cristine Baesso, Brenda Mendes Munhoz de Azevedo, Dionê Andrade Alvarenga, Farihan Ihsan El Malt, Cleide Barbieri de Souza

Resumo


A importância da produção de biodiesel para o país é evidenciada pois apresenta vantagens no setor da indústria (inclusive o de cosméticos, tendo como subproduto a glicerina), no setor agrícola (existindo a vantagem da oportunidade de progresso para os trabalhadores da área rural), no setor econômico e primordialmente á saúde e ao meio ambiente. A economia brasileira tem grande avanço devido a substituição do petróleo, gerando uma alternativa sustentável, mesmo que não definitivamente. O impacto ambiental é reduzido afetando de maneira mínima o meio ambiente e principalmente, a água que já se encontra em escassez, pois um grande fator de redução do impacto ambiental é a diminuição da emissão de gases poluentes. Sendo assim, a biotecnologia trouxe consigo a produção de biocombustíveis que pudessem trazer uma redução significativa no impacto ambiental e um aumento na qualidade de vida. O biodiesel , fonte inovadora e alternativa, visando uma melhor qualidade de vida ao meio e aos seres habitantes dele.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. BIODIESEL. 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2015

BRASIL. ANP. . BIODIESEL. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2015.

PINTO, Angelo C.. Biodiesel: an overview. Journal Of The Brazilian Chemical Society. São Paulo, p. 1313-1330. Nov, 2005.

CARVALHO, Hugo Machado; RIBEIRO, Aldinei Barreto. Biodiesel: Vantagens e desvantagens numa comparação com o diesel convencional. Essentia Editora, Campos dos Goytacazes/rj, v. 2, n. 1, p.49-53, 2014.

SILVA, Paulo Regis Ferreira da; FREITAS, Thais Fernanda Stella de. Biodiesel: o ônus e o bônus de produzir combustível.Ciência Rural, Santa Maria, v. 38, n. 3, p.843-851, 2008.

YAMAOKA, Ruy Seiji. Biodiesel: Matérias Primas. 2014. 50 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Bioenergia, Secretaria do Estado da C&t e Ensino Superior, Londrina, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.