O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE EM COMUNICAÇÃO MÉDICO-PACIENTE NA GRADUAÇÃO MÉDICA: EXPERIÊNCIA DO UNILUS

Maria Aparecida Santos, Elaine Bestane Bartolo, Daniela Mello Tonolli, Erica Endo Amemiya, Marilia Franco Oliveira, Paula Nogueira Nunes, Pedro Castela Molozze, Thaiana Lice Lopes Dias, Thais Tiemi Saito, Victor Oliveira Menezes

Resumo


Introdução: Nas últimas décadas os temas que abordam a relação médico-paciente e a humanização vem sendo bastante discutidos e ganhando destaque na literatura nacional e internacional. Embora isto seja um avanço,  não tem sido proporcional o esforço para a inserção desses temas na formação do médico. Com o intuito de proporcionar aos alunos do curso de medicina do UNILUS, desde o seu ingresso, uma formação que privilegie esses temas e as habilidades para o desenvolvimento desta aprendizagem, foi criada dentro da disciplina de Habilidades Práticas, desde agosto de 2010, a estação de Comunicação, hoje ministrada nos primeiros, segundos e terceiros anos com enfoques diferentes. Objetivos: descrever a experiência, os temas, os objetivos e a metodologia utilizada na estação de Comunicação e mostrar o progresso alcançado baseado nas avaliações individuais. Metodologia: foi feita uma abordagem teórico-referenciada e um levantamento do que vem sendo desenvolvido com os alunos com base nas ementas dos três anos e nas avaliações individuais. Resultados: as avaliações mostram que há um progresso da maioria dos alunos no que se refere ao aumento da consciência em adotar uma postura mais humanista. O mesmo se observa ao avaliar o paciente como um ser biopsicossocial, ao estabelecer relações interpessoais mais adequadas e produtivas com os pacientes e familiares, além do aumento do autoconhecimento e da necessidade de adotar uma postura mais reflexiva com relação às suas atitudes. Conclusão: a metodologia favorece a aprendizagem e, portanto, o alcance dos objetivos a que se propõe a estação de Comunicação, sendo uma proposta válida na experiência da graduação médica do UNILUS.

Palavras-chave: habilidade em comunicação; relação médico-paciente; formação médica UNILUS


Texto completo:

PDF

Referências


Avaliação prática de habilidades clínicas em medicina / editor Iolanda de Fátima Calvo Tibério ... [et AL.]. São Paulo: Editora Atheneu, 2012

Ementas das Disciplinas de Habilidades Práticas, Curso de Medicina. UNILUS. 2010 – 2015

JUNQUEIRA, V. Ensino médico : o rigor e a grandeza do aprendizado.CFM-Conselho Federal de Medicina, v.2, p. 87-95, mai/ago. 2013.

PEDROSA, C. O médico do futuro. Revista de Humanidades Médicas. CFM-Conselho Federal de Medicina, v.2, p. 74-85,mai/ago. 2013.

PESSINI, L; BERTACHINI, L. Humanizar os cuidados de saúde.CFM-Conselho Federal de Medicina, v.2, p. 44-51, mai/ago. 2013.

PORTO, C.C, Semiologia Médica. 7ª edição, ed. Guanabara, Rio de Janeiro,2013

PRATA, H.M. Humanidade e singularidade da relação médico-paciente. CFM-Conselho Federal de Medicina, v.5, p. 87-95, mai/ago. 2014.

SOUZA, P.H. Quem não se comunica... Revista de Humanidades Médicas. CFM-Conselho Federal de Medicina, v.3, p. 9-24, set/dez. 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.