A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE TELEMARKETING E O PROCESSO SELETIVO

Aline de Souza de Andrade, RACHEL HELENA NICOLELLA BALSEIRO

Resumo


A competição das empresas no mercado está cada vez mais acirrada, o telemarketing vem para alavancar as vendas dos produtos e/ou serviços e aumentar a eficiência da relação com os clientes. Para o processo da área de telemarketing ocorrer de forma eficaz, o gestor deverá compreender a dinâmica como um todo, desde traçar o perfil do colaborador para anunciar a vaga, o processo seletivo, até as maneiras de como motivar, proporcionar o alinhamento dos objetivos pessoais com os objetivos empresariais e o desenvolvimento do desempenho da equipe a partir do feed back. A gestão de pessoas neste contexto é de suma importância, pois essa função gerencial torna-se fonte de vantagem competitiva quando bem formulada e executada, no qual auxilia no funcionamento da empresa para estar à frente dos concorrentes. Com o decorrer da introdução do telemarketing nas empresas que terceirizam certas atividades e em virtude da implantação do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) em 1990, houve o aumentou da demanda pelo serviço e a rotina dos profissionais e as exigências do mercado mudaram.  Avalia-se uma necessidade de reforçar a performance dos gestores do setor e promover a administração de carreira para os colaboradores dos call centers para haver uma melhoria da área, ocasionando em uma profissional valorizada.


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