IMPORTÂNCIA DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS NA PREVENÇÃO DE LER/DORT

Larissa Kimie Nascimento, Ana Jessica Ferreira Costa, Bruna Luiz Dias, Frederico Kauffmann Barbosa

Resumo


Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) representam doenças do trabalhador contemporâneo, relacionadas as atividades que são caracterizadas pelo sobreuso das extremidades, principalmente superiores, com múltiplos sintomas mal estabelecidos. O objetivo desse trabalho é buscar quais possíveis métodos de prevenção são mais efetivos, e trazem maiores benefícios para a empresa e o trabalhador. Trata-se de uma revisão bibliográfica, no qual buscaremos artigos científicos em sites como BIREME; SciELO e LILACS. E serão adicionadas informações de uma cartilha de Lesões por esforço repetitivo/ distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (LER/DORT) da Comissão de Reumatologia Ocupacional, 2011.Os resultados obtidos demonstram que programas de Ergonomia são muito importantes para o bem estar do trabalhador, mas além disso, devem ser aderidas à jornada de trabalho programas de Ginástica Laboral, visando manter o equilíbrio de musculatura do trabalhador, trazendo maiores benefícios na saúde e diminuindo os casos de ocorrência de queixas de dor.  


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Luís Guilherme. Fisioterapia Preventiva nos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho-DORTs: A Fisioterapia do Trabalho Aplicada. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

COMISSÃO DE REUMATOLOGIA OCUPACIONAL (Brasil). Lesão por esforço repetitivo/ distúrbio osteomuscular (LER/DORT): Cartilha para pacientes. 2011. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2015.

MACIEL, Regina Heloisa et al . Quem se beneficia dos programas de ginástica laboral?. Cad. psicol. soc. trab., São Paulo, v. 8, dez. 2005. Disponível em . acessos em 30 set. 2015.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (Brasília). Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho 2015- 2016. 2015. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2015;

UNIMED (Brasil). Não esqueça de fazer a ginástica laboral durante as atividades! 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2015


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.