Perfusão Extracorpórea (CEC)

Bianca Isabelly Lima Claro, Stephanie Corazza, Camila Corvino Melo da Silva, Thabata Amado Silva, Thamires Mariane Tavares, Frederico Kauffmann Barbosa

Resumo


Circulação extracorpórea (CEC) ou perfusão extracorpórea é um método onde são substituídas as funções dos pulmões e do coração temporariamente. Eles são deixados excluídos da circulação por aparelhos, equipamentos, circuitos e técnicas. Exemplo disso são as cirurgias cardíacas, pulmonar e neurológica. O perfusionista faz parte da equipe cirúrgica.

Essa área é multidisciplinar e os profissionais que podem atuar precisam ter formação superior em Biologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia ou Biomedicina, no entanto, o único conselho que o reconhece como área de atuação é o Conselho Federal de Biomedicina. Em geral o corpo recebe bem a CEC, mas cada paciente reage de determinada maneira de acordo com a cirurgia. O custo é a partir de R$606,00, mas pode variar.

Algumas das vantagens são: protegem os órgãos da isquemia, redução no fluxo sanguíneo, oferece proteção aos elementos da coagulação. Algumas das desvantagens são: causa disfunção plaquetária, efeitos metabólicos adversos e pode provocar empilhamento de hemácias com estase microvascular.

Algumas instituições oferecem o curso gratuitamente, enquanto outras são particulares com custo muito elevado. A carga horária é em media 1400 horas com aulas praticas e teóricas. Ao termino do curso o profissional estará habilitado para atuar em hospitais públicos, e em indústrias de matérias medico-hospitalar.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

REGIÃO, Conselho Regional de Biomedicina 3ª (Comp.). PROFISSIONAL BIOMEDICINA TEM UM AMPLO CAMPO DE ATUAÇÃO. 2007. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2015.

EDUCAÇÃO, Portal (Comp.). Circulação extracorpórea. 2012. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2015.

FUNDACOR (Comp.). Especialização em Circulação Extracorpórea 2013. 2013. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2015.

PAULO, Sociedade de Cirurgia Cardiovascular do Estado de São (Comp.). Circulação Extracorpórea. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2015

NICÉSIO, Raphael Gonçalves. Biomedicina e Perfusão Extracorpórea. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2015.

MANDUZ, Sinasi et al. A temperatura da pele pode ser um indicador para hemorragia grave no pós-operatório? Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2015.

CARDIOVASCULAR, Liga Acadêmica de Cirurgia (Comp.). Circulação Extracorpórea. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2015.

SALES, Walkíria. Quero fazer o curso de Especialização em Perfusão Unifesp. Como procedo? 2014. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2015.

CÂMARA, Brunno. Cursos de pós-graduação em Perfusão para Biomédicos. 2014. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2015.

PORTUGAL, Programa Harvard Medical School (Comp.). O que é um Transplante Cardíaco? 2011. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.