LIGADURA ELÁSTICA DE VARIZES DE ESÔFAGO

Ronei José dos Anjos, Claudia de Almeida Lacerda, Sandra Dias Cerqueira, Sandra Regina Valentim, Celine de Carvalho Furtado, Dionize Montanha

Resumo


INTRODUÇÃO: Segundo a Organização Mundial de Gastroenterologia, 2008 as varizes esofágicas são veias dilatadas, que acometem o revestimento da porção inferior do esôfago, semelhantes às veias varicosas, que muitas vezes podem se romper e causar hemorragias graves tem como principal causa à hemorragia portal, devido à cirrose hepática. Este sangramento representa 10-30% de todas as hemorragias do trato gastrointestinal alto. O tratamento destas hemorragias tem como principal escolha a ligadura com bandas elásticas, devido aos seus bons resultados e menores taxas de complicações quando comparado a outro procedimento chamado esclerose. (SOARES, 2006). Esse trabalho teve como objetivo esclarecer a população sobre a doença e demonstrar os procedimentos terapêuticos existentes e a importância da adesão a um tratamento eficaz. MÉTODOS: Este estudo constitui-se de uma revisão bibliográfica em artigos científicos selecionados entre fevereiro a junho de 2015. DESENVOLVIMENTO: A ligadura elástica consiste em um anel de borracha, que é o melhor procedimento utilizado para o tratamento de varizes de esôfago, pois apresenta bons resultados e pouca taxa de complicação quando comparado a outros procedimentos. Essas varizes são causadas por uma expansão da veia, ocorrendo um aumento na pressão da veia porta, onde sua principal causa é a cirrose hepática. Quando volumosas essas veias tendem a romper provocando o sangramento. O procedimento é indicado quando o paciente tem alguma intolerância aos medicamentos propostos pelo médico e/ou não obteve sucesso no tratamento medicamentoso, prevenção da primeira ruptura das varizes ou em pessoas que já tiveram essa ruptura e assim diminuir os riscos de uma nova. Tem como função retração do cordão varicoso, interrompendo o fluxo sanguíneo. As varizes esofágicas podem surgir por causa da hipertensão portal que é uma síndrome que eleva a pressão no sistema porta.


Texto completo:

PDF

Referências


D’ALBUQUERQUE, Luiz Augusto Carneiro. Tratamento da hipertensão portal: o caminho teve agora um novo e bom recomeço, mas ainda será longo e árduo. Arq Gastroenterol 2000;37(3):145-147.

SOARES, Ana Cristina Fontenele. Estudo da motilidade esofágica após ligadura elástica endoscópica das varizes. Revista Associação Médica da Universidade Federal de Campinas, São Paulo, 2006. pg 93-96.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.