O teatro como mediador no desenvolvimento da aprendizagem do surdo no contexto pedagógico
Resumo
Este artigo se impõe na prática teatral com alunos surdos, como dinâmica do processo ensino-aprendizagem. O que conduz ao desenvolvimento equilibrado da personalidade do aluno, seu conhecimento de mundo e suas aprendizagens. Permite, também, um impulso criativo em todas as atividades que o espaço escolar oferece. As atividades se fundamentam na idéia de que uma educação harmoniosa passa pela experimentação e pela construção da própria aprendizagem, num conceito de pedagogia centrada na importância da criatividade e do fortalecimento individual, na construção do conhecimento, na conscientização do sujeito como parte importante da sociedade, e ainda, no desenvolvimento da linguagem levando em conta a emoção como característica singular do humano. Quer-se mostrar a discriminação e o preconceito; a inadaptação lingüística - dificuldade de comunicação causada pela deficiência, pelo desconhecimento e ou pela exclusão do ensino. Desse conjunto de interferências adversas ao bom desenvolvimento do indivíduo surdo, eleva-se uma rebaixada autoestima, resultado da rejeição, indiferença e anulação social. O instrumental teórico permite a afirmação: O Teatro pode desfazer essas disparidades. Faz emergir um indivíduo, que consegue se fazer visto e respeitado numa relação reflexiva: surdo <-> ouvinte, demonstrando ter condições para envolver-se numa situação de aprendizagem no cenário escolar.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.