O teatro como mediador no desenvolvimento da aprendizagem do surdo no contexto pedagógico

Maria Ângela Ramos Lousada, Cristina Schimidt da Silva

Resumo


Este artigo se impõe na prática teatral com alunos surdos, como dinâmica do processo ensino-aprendizagem. O que conduz ao desenvolvimento equilibrado da personalidade do aluno, seu conhecimento de mundo e suas aprendizagens. Permite, também, um impulso criativo em todas as atividades que o espaço escolar oferece. As atividades se fundamentam na idéia de que uma educação harmoniosa passa pela experimentação e pela construção da própria aprendizagem, num conceito de pedagogia centrada na importância da criatividade e do fortalecimento individual, na construção do conhecimento, na conscientização do sujeito como parte importante da sociedade, e ainda, no desenvolvimento da linguagem levando em conta a emoção como característica singular do humano. Quer-se mostrar a discriminação e o preconceito; a inadaptação lingüística - dificuldade de comunicação causada pela deficiência, pelo desconhecimento e ou pela exclusão do ensino. Desse conjunto de interferências adversas ao bom desenvolvimento do indivíduo surdo, eleva-se uma rebaixada autoestima, resultado da rejeição, indiferença e anulação social. O instrumental teórico permite a afirmação: O Teatro pode desfazer essas disparidades. Faz emergir um indivíduo, que consegue se fazer visto e respeitado numa relação reflexiva: surdo <-> ouvinte, demonstrando ter condições para envolver-se numa situação de aprendizagem no cenário escolar.

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