EXCELÊNCIA DE ENSINO E HISTÓRIA DE VIDA SÃO RELEVANTES NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENIZAGEM
Resumo
RESUMO: O presente artigo trata da qualidade do ensino e sua inter-relação com a História de Vida – A Narrativa Biográfica, principalmente, sua influência na Didática desenvolvida em Sala de Aula. A produção de uma narrativa biográfica, no qual o discente focaliza as razões de sua escolha pela sua escolha profissional, assim como os itinerários percorridos em toda a sua trajetória de vida e profissional, até o presente momento, entendemos que contribui efetivamente para a qualidade do ensino e das aulas ministradas durante o processo ensino-aprendizagem. Nos últimos anos, no campo das ciências humanas, têm sido intensos os investimentos em pesquisa sobre a qualidade do ensino, uma vez que esta é considerada a responsável direta pela formação de profissionais das mais diversas graduações. A qualidade do ensino, nos seus diferentes cursos do Ensino Superior oferecida é, sem dúvida, um dos grandes desafios encontrados pelos gestores educacionais e pelas políticas governamentais.
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, Maria Célia Teixeira Azevedo & MASETTO, Marcos Tarciso. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1987;
ALBUQUERQUE, Luiz Felipe. Em entrevista exclusiva, o novo reitor da UFRJ, Roberto Leher, aponta os impactos da lógica mercantilizada sobre a educação brasileira e aponta que como grupos financeiros tentam dominar a educação pública. São Paulo: Jornal “O Brasil de Fato”, 2015; Fonte: http://www.mst.org.br/2015/07/01/grandes-grupos-economicos-estao-ditando-a-formacao-de-criancas-e-jovens-brasileiros.html; Acesso em 07 de julho de 2015;
ALVES, Rubem. Tempus Fugit. São Paulo: Paulus, 1990;
ALMEIDA, Manuela. As histórias de vida enquanto procedimento de pesquisa sociológica: reflexões a partir de um processo de pesquisa. Revista Crítica de Ciências Sociais, no 44, 1995;
BERNARDO, Sidney. Noções básicas preliminares ao estudo de antropologia. Santos-SP: Edição do Autor, 2014;
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília-DF: 1988;
BRASIL. Presidência da República.
BRASIL. Presidência da República. Secretária de Assuntos Estratégicos. PÁTRIA EDUCADORA: A qualificação do ensino básico como obra de construção nacional. Brasília, DF: 2015;
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES. ENADE. Brasília, DF: 2015;
CARROL, Lewis. Alice no país das maravilhas. Título original em inglês: Alice is Wonderland (1866). Tradução da edição de 1999 da Nord-Süd Verlag, Zurique. São Paulo: Editora Martin Claret, 2007;
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas (SP): Papirus, 1992;
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992;
IWAKURA, Mariana. Entrevista de Tom Peters exclusiva a Pequenas Empresas % Grandes Negócios, por ocasião do Fórum HSM de Estratégia, ocorrido em São Paulo. São Paulo: Editora Globo S/A, Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, número 260, edição de setembro 2010.
JOSSO, Marie Christine. História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as "histórias de vida" a serviço de projetos. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 25, no 2, jul/dez, 1999;
LELLIS, Isabel. Profissão docente: uma rede de história. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, ANPED, no 17, maio/jun/jul/ago, 2001;
MEIHY, J. C. S. B. e Fabíola Holanda. História Oral – Como Fazer – Como Pensar. São Paulo: Editora Contexto, 2007;
MEIHY, J. C. S. B. Manual de História Oral. 4ª ed. São Paulo: Loyola, 2002;
MEIHY, J. C. S. B. Definindo História Oral e Memória. Cadernos CERU, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 52-60, 1994;
NÓVOA, Antonio. Os professores e as histórias de suas vidas. In: NÓVOA, a. (org.) Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992;
VASCONCELOS, Maria Lúcia Marcondes Carvalho. A formação do professor do ensino superior. Revisão Janet Yunes Elias. 2ª ed. atualizada. São Paulo: Pioneira, 2000.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.