Avaliação clínica e laboratorial da deficiência de vitamina B12 em idosos atendidos em ambulatório de Hematologia de hospital terciário da Baixada Santista
Resumo
Introdução: O Brasil apresenta tendências ao envelhecimento populacional (1) e esta situação é necessariamente acompanhada pelo aumento da carga de doenças crônicas não transmissíveis (2). Assim, oferecer um suporte adequado aos idosos, para mantê-los saudáveis, e garantir uma boa qualidade de vida são alguns dos maiores desafios dos setores da saúde em todo o país. E entre as doenças de alta incidência nesta população, destaca-se a deficiência de vitamina B12 (3 e 4).
Objetivo geral: Avaliação da associação dos fatores de risco com a deficiência sérica da vitamina B12 em pacientes idosos, sintomáticos e assintomáticos para a hipovitaminose, atendidos em hospital terciário da baixada santista.
Objetivos específicos: Avaliação da associação entre a presença de anemia e a deficiência de vitamina B12 nos grupos de pacientes sintomáticos e assintomáticos para a hipovitaminose e avaliação clínica e laboratorial da resposta terapêutica para a deficiência vitamínica nos grupos comparativos de estudo.
Métodos: Estudo coorte retrospectivo, com análise de prontuários de pacientes portadores de deficiência de vitamina B12, no período de julho de 2008 a julho de 2014. Os pacientes serão divididos em dois grupos comparativos, os sintomáticos e os assintomáticos para a hipovitaminose, e avaliados quanto aos fatores de risco, a presença de anemia e a resposta terapêutica, utilizando teste exato de Fisher e teste Anova.
Resultados esperados: Com relação à presença de sintomas, espera-se que grande parte dos idosos faça parte desse grupo. Espera-se encontrar correlação estatística entre a gastrite e a hipovitaminose. Quanto à melhora clínica, é esperado que os sinais e sintomas diminuam após o tratamento, incluindo melhora do valor de hemoglobina e a dosagem sérica de vitamina B12.
Texto completo:
PDFReferências
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Projeção da população – Esperança de vida. Disponível em http://seriesestatisticas.ibge.gov.br. Acessado em 05 de junho de 2014.
Aymone, W.C. et al. Introdução ao estudo do envelhecimento e suas principais teorias. Jornal Brasileiro de Medicina; v. 98, n.5, p.10-18, out.-dez. 2010.
Futterleib, A., Cherubini, K. Importância da vitamina B12 na avaliação clínica do paciente idoso. Scientia Medica, v. 15, n.1, p. 74-78, jan. 2005.
Wolters, M., Ströhle, A., Hahn, A. Cobalamin: a critical vitamin in the elderly. Preventive Medicine: v.39, p. 1256-1266, 2004.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.