IMUNIZAÇÕES ESTIPULADAS PARA A COPA DO MUNDO DE 2014

Elizete Rodrigues Antonio, Ana Paula Nogueira Costa, Valéria Santos Rodrigues

Resumo


Devido ao intenso fluxo de visitantes no período da copa do mundo de 2014, certas precauções se fazem necessárias, tanto para a população local quanto para os visitantes provenientes de outros países e regiões. As doenças infecciosas consideradas de maior risco foram Sarampo e Rubéola devido à atual epidemia destas em alguns países Europeus, bem como Poliomielite devido a disseminação da doença na Ásia, África e Oriente Médio, e febre amarela devido à ocorrência da doença em determinadas áreas de risco no Brasil.Pensando na segurança da saúde dos residentes, trabalhadores em contato com o público e viajantes sejam estes brasileiros ou estrangeiros que se deslocam pelo Brasil, é necessário estabelecer um plano de ações para imunizar as pessoas sucetiveis às doenças imunopreviníveis. O objetivo geral deste estudo é identificar quais as vacinas estipuladas para o período da copa do mundo de 2014 para residentes e visitantes das cidades sede. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo, realizado através de levantamento bibliográfico.Aos turistas estrangeiros e brasileiros foram disponibilizadas vacinas contra a febre amarela, rubéola e influenza recomendadas somente aos que foram à áreas vulneráveis, para os demais foram disponibilizadas a  tríplice viral, hepatite b, dupla adulto e febre amarela(de acordo com a procedência).Não foram obtidos dados numéricos e nem relatos da efetividade destas ações relativas ao período da copa, bem como não foram obtidos registros quanto à demanda propulacional nativa e estrageira imunizada neste período

Texto completo:

PDF

Referências


SBIm, Sociedade Brasileira de Imunizações. Guia de saúde. 2. ed. Brasília: Sbim, 2014. 72 p. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2014.

FREITAS, Graça. 90 mil casos de sarampo na Europa. 2013. Disponível em: <90 mil casos de sarampohttp://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/90-mil-casos-de-sarampo-na-europa>. Acesso em: 23 maio 2014.

BRASIL, Portal. Moradores das cidades-sede da Copa terão reforço na vacinação contra Sarampo e Rubéola. 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2013.

OMS, Organização Mundial da Saúde. OMS confirma surto de poliomielite na Síria. 2014. Disponível em: . Acesso em: 31 maio 2014.

BRASIL, Ministério da saúde. Saúde apresenta estrutura preparada para a Copa do Mundo de 2014. 2014. Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2014.

OLIVEIRA, Pamela. Copa do Mundo traz ao Brasil o risco de surto de sarampo. 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2014.

CVE, Centro de Vigilância Epidemiológica. ALERTA SARAMPO. 2014. Disponível em: . Acesso em: 21 maio 2014.

BRASIL, Ministério da Saúde. Boletim epidemiológico: Preparação e resposta da vigilância em saúde para a copa do mundo da FIFA Brasil 2014. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.