Internacionalização de empresas brasileiras: uma proposta para pequenas e médias

Francisco Américo Cassano, J F de Aguiar

Resumo


Este artigo trata de uma proposta para a internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras, diante de cenário no qual despontam a falta de competitividade e a falta de investimentos. É parte integrante do ensaio a retomada do instrumento jurídico da Zona de Processamento de Exportação – ZPE, em modelagem que inclui os investidores externos responsáveis pela aplicação de recursos nos últimos anos. Assim, o ensaio tem como objetivo geral estudar os mecanismos de políticas públicas direcionadas para a ampliação da competitividade de empresas brasileiras – em especial as pequenas e médias – e a seguinte questão-problema: a competitividade das pequenas e médias empresas exportadoras brasileiras poderia ser ampliada através da internacionalização? O sucesso de grande parte das maiores empresas brasileiras está ligado aos mercados financeiros internacionais, aos investimentos externos e aos modernos padrões de Governança Corporativa. Assim, a implantação da ZPE em novo modelo, atende aos interesses dos investidores internacionais e surge como uma alternativa, sobretudo porque atende aos princípios de promoção de desenvolvimento econômico e social de organizações internacionais, por distribuir a renda, assegurar um retorno adequado aos investidores externos e contribuir para uma expansão mais balanceada das exportações nacionais a longo prazo.

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