TEORIAS MOTIVACIONAIS: ESTUDO DE CASO MARY KAY

Ana Maria Teixeira Souza, Talita Lima da Cruz, Moacir Fernandes

Resumo


Talvez não tenha como falar de motivação sem falar em liderança. Porém definir liderança não é uma tarefa fácil. A definição mais coerente refere-se à capacidade de influenciar pessoas e grupos. A liderança tem sido definida em termos de traços, mas o certo é objetivar que a liderança apresenta dois elementos em comum: a liderança como fenômeno grupal, envolvendo duas ou mais pessoas, e a liderança como um processo de influencia exercido de forma intencional pelo líder e sobre os seus seguidores (BERGAMINI, 1997). Por esse aspecto é importante salientar que liderança e administração são similares em alguns aspectos e que as pessoas podem ser líderes sem serem gerentes e vice-versa ou no melhor dos casos serem líderes e gerentes simultaneamente. A empresa Mary Kay Inc. fala da capacidade do individuo quando motivado desenvolver um trabalho com eficiência e qualidade gerando resultados satisfatórios. Os fatores motivadores utilizados pela empresa consistem no reconhecimento das colaboradoras enviando a elas brindes baseando-se no nível de vendas de cada um ou as elogiando em público nos eventos. A proposta deste trabalho de conclusão de curso é mostrar os processos motivadores estabelecidos pela empresa Mary Kay Inc., baseando-se no objetivo geral de que sem motivação os dons mais raros continuam estéreis, e as capacidades adquiridas ficam em desuso.


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Referências


BERGAMINI, C. W. Psicodinâmica da Vida Organizacional: Motivação e Liderança. 2º ed. São Paulo: Atlas, 1997


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