VACINA DE DNA NA PREVENÇÃO DE NEOPLASIAS CAUSADAS PELO PAPILOMAVIRUS HUMANO (HPV) 16 E 18

Gabrielle Barbosa Borgomoni, Laura Maria Grossi Carvalho, Carolina Rodrigues Dimas Da Silva, Victor Dutra Oliveira, Vinicius Perecini Dos Santos, Cleide Barbieri de Souza

Resumo


As vacinas são meios de se adquirir imunização passiva, a fim de prevenir o desenvolvimento de diversas patologias. O campo de vacinologia obteve um grande avanço com a pesquisa da vacina de DNA, na qual se refere a introdução direta do DNA plasmidiano do vírus que fará com que seja expressa no interior das células o gene codificador da proteína antigênica. Esta técnica apresenta grande vantagem sobre as vacinas comuns uma vez que este oferta apenas as informações genéticas necessárias para produzir o antígeno que desencadeia a resposta imunológica, não gera os efeitos colaterais da vacina tradicional que consiste na introdução do patógeno, além de ser administrada em dose única e ter um custo baixo.

O foco da pesquisa será a utilização da vacina terapêutica no tratamento do Papiloma Vírus Humano, com foco nos tipos 16 e 18.

O HPV é uma infecção que acomete ambos os sexos, sendo em grande maioria assintomática, inaparente e de caráter transitório. Existem mais de 100 tipos de HPV, que atacam os tecidos de mucosas e pele das pessoas.

Nos casos de persistência, existe a possibilidade do individuo ter se contaminado com o Papiloma Vírus Humano de caráter oncogênico, no qual apresenta lesões denominadas candiloma aculminado. Se não diagnosticado precocemente há a possibilidade de se desenvolver neoplasias.

Existem 13 tipos do vírus potencialmente oncogênicos, sendo que os de maior prevalência são os: 16 e 18, causando neoplasia peniana e de colo de uterino. Não há um tratamento especifico para indivíduos já infectados pelo vírus, entretanto, com a vacina de DNA, será possível se obter uma prevenção eficaz contra o vírus, pois gerará respostas imunes antígeno-específicas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.