RISCO DE DERMATITE EM PACIENTES COM DIGNÓSTICO DE LESÃO MEDULAR COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA
Resumo
Introdução: A dermatite associada à incontinência (DAI) é uma manifestação clínica de lesões de pele associadas à umidade, comum em pacientes com incontinência urinária e/ou fecal. Trata-se de uma inflamação de pele que ocorre em consequência do contato da pele perineal, perigenital, perianal e adjacências com a urina e fezes. As lesões causadas pela DAI caracterizam-se por erosão da epiderme e aparência macerada da pele. A identificação e a prevenção destas lesões de pele são importantes tendo em vista que, se não tratadas de forma adequada, podem evoluir para lesões de maior gravidade e piorar o estado do paciente. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática com o intuito de verificar qual forma de prevenção e cuidados realizados pela enfermagem mostrou-se mais eficaz na DAI, apresentando melhora significativa nas lesões. Método: Foi feita uma pesquisa bibliográfica na base de dados PubMed / MEDLINE, no período de fevereiro de 2013. Resultados: Foram incluídos na avaliação apenas quatro artigos, que efetivamente tratavam dos cuidados e citavam produtos utilizados para a prevenção e o cuidado destas lesões. Conclusão: A atuação da equipe de enfermagem na prevenção e na identificação destas lesões, assim como na criação de um plano de cuidados associando o uso de técnicas e produtos destinados a grupos que apresentam maior risco para desenvolver DAI, como é o caso dos pacientes com lesão medular, são essenciais.
Texto completo:
PDFReferências
BRUNI, Denise Stela; STRAZZIERI, Kelly Cristina; GUMIEIRO, Marcella Nicoletti; GIOVANNI, Romy; SÁ, Vinício de Góes; FARO, Ana Cristina Mancussi. Aspectos fisiopatológicos e assistenciais de enfermagem na reabilitação da pessoa com lesão medular. Rev. Esc Enferm USP, v.38, n.1, p.71-79, 2004.
DOMANSKY, Rita de Cássia; BORGES, Eliane Lima; Manual de prevenção de lesões de pele. Recomendações baseadas em evidências. Rio de Janeiro: Rubio, 2012.
OLIVEIRA, Jorge. Cuidados à pele: lesões por humidade vs. úlceras de pressão. Livro de Actas. Conferência Internacional sobre enfermagem geriátrica. Lisboa, 2011.
BEECKMAN, D.; SCHOONHOVEN, L.; VERHAEGHE, S.; HEYNEMAN, A.; DEFLOOR, T. Prevention and treatment of incontinence-associated dermatitis: literature review. J Adv Nurs, v.65, n.6, p.1141-1154, 2009.
MARCARINI, Claudila; TONIOLLO, Cleide Luciana; CORDAZZO, Fabiane; BRAGAGNOLO, Neiva; ASCARI, Rosana Amora. Desenvolvimento de Normas e técnicas para prevenção de lesões de pele. Revista Científica CENSUPEG, n.2, p.149-162, 2013.
MARTINHO, Joana; FAUSTINO, Liliana; ESCADA, Maria. Vantagens do uso de cremes barreira vs. película polimérica em dermatites de contato e lesões por umidade: revisão sistemática. Journal of Aging & Inovation, v.1, n.6, p.21-33, 2012.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 15 de janeiro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.