FACULDADE MUDANDO CONCEITOS: UM CASO DE ENSINO ORIENTADO PARA OS PRECEITOS DE MARKETING APLICADOS AO ENSINO SUPERIOR PRIVADO

Adriane Moraes Koehn, Débora Cristini Steil, Flávio Régio Brambilla

Resumo


Com o objetivo de atender uma alta demanda de conhecimento especializado na área de humanas, um casal de professores doutores, juntamente com seus amigos, fundou uma faculdade no município de Novo Cabrais, no Rio Grande do Sul, Brasil. Com o passar dos anos, a instituição foi adquirindo consistência e credibilidade junto ao público, na qual, atualmente possui um corpo discente de 2000 alunos de cursos de graduação e pós-graduação. Com o atual cenário, que a pandemia de Coronavírus (COVID-19) trouxe, a instituição de ensino necessitou realizar algumas estratégias e diferenciais para conseguir se manter no mercado, com a mesma qualidade de ensino, além de continuar captando novos alunos para a instituição. O presente caso de ensino, baseado em uma instituição fictícia, mas como dados e ocorrências do mundo real, busca desenvolver preceitos de Marketing aplicados ao complexo cenário da educação superior privada. O caso proposto pode ser aplicado para o treinamento de gestores educacionais, assim como para estudantes de Marketing em geral.

CHANGING CONCEPTS FACULTY: A TEACHING CASE ORIENTED BY MARKETING PRECEPTS APPLIED TO THE PRIVATE HIGHER EDUCATION

In order to meet a high demand for specialized knowledge in the humanities, a couple of doctoral professors, together with their friends, founded a college in the municipality of Novo Cabrais, in Rio Grande do Sul, Brazil. Over the years, the institution has acquired consistency and credibility with the public, which currently has a student body of 2000 undergraduate and graduate students. With the current scenario that the Coronavirus pandemic (COVID-19) brought, the educational institution needed to carry out some strategies and differentials in order to be able to remain in the market, with the same quality of teaching, in addition to continuing to attract new students for the institution. The present teaching case, based on a fictitious institution, but as data and occurrences from the real world, seeks to develop Marketing precepts applied to the complex scenario of private higher education. The proposed case can be applied to the training of educational managers, as well as to Marketing students in general.


Palavras-chave


marketing; marketing educacional; ensino superior privado

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.