PERCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE AS AULAS REMOTAS NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Kellen Mariane Athaide Rocha, Aline da Silva Goulart, Andréia Caroline Fernandes Salgueiro, Vanderlei Folmer

Resumo


A pandemia da COVID-19 provocou mudanças em diversos setores da sociedade, inclusive, no setor educacional. Docentes e discentes precisaram se adaptar em um curto período de tempo ao ensino mediado por tecnologias. Por isso, o objetivo deste estudo foi investigar as percepções de discentes e docentes acerca do uso das Tecnologias Digitais e do ensino remoto no ensino superior. A coleta de dados foi realizada no decorrer do semestre letivo no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Os resultados mostraram que acadêmicos e docentes, apesar das dificuldades enfrentadas, conseguiram perceber as possibilidades futuras que o ensino remoto pode vir a trazer. O ensino remoto, por mais desafiador que tenha sido, nos retirou da zona de conforto e nos proporcionou um novo olhar para a prática docente e possibilidades futuras.

PROFESSORS AND STUDENTS’ PERCEPTIONS ABOUT REMOTE CLASSES IN HIGHER EDUCATION: EXPERIENCE REPORT

COVID-19 pandemic caused changes in several sectors of society, including the educational sector. Professors and students needed to adapt in a short period of time to the current reality. Therefore, the aim of this study was to investigate students and professors’ perceptions of about use of Digital Technologies and remote teaching in higher education. Data collection was carried out during the development of the semester remotely of the Licentiate in Nature Sciences course. The results showed that academics and professors, despite the difficulties faced, managed to realize the future possibilities that remote learning can bring. Remote teaching, as challenging as it was, took us out of our comfort zone and gave us a new look at teaching practice and possibilities for the future.


Palavras-chave


covid-19; ensino remoto; tecnologias digitais

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ISSN (impresso): 1807-8850
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Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
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