PROBLEMAS MODERNOS REQUEREM SOLUÇÕES MODERNAS: CASO DE ENSINO DE COMO UMA EMPRESA DO RAMO AUTOMOTIVO DRIBLOU A LEGISLAÇÃO E TEVE DE PAGAR POR ISSO

Leandro Colovini, Samuel Priebe Bertram, Marla Ferreira Baierle, Flávio Régio Brambilla

Resumo


O presente caso de ensino tem por objetivo a apresentação de uma situação gerencial complexa, que envolve questões como sustentabilidade, imagem organizacional e responsabilidade ambiental. Trata-se de uma situação empresarial hipotética, entretanto, baseada em eventos reais de caráter mundial ocorridos na indústria automotiva. A abordagem do caso é no sentido de narração realística, onde uma situação é aplicada sem os elementos lúdicos, mas sim factuais. Espera-se como resultado a aplicação deste caso de ensino que sejam discutidas questões como sustentabilidade, imagem organizacional, imagem da marca e outros critérios complexos como é o caso do impacto social e a ética empresarial. O caso de ensino apresenta suas contribuições no sentido do desenvolvimento de discussões em sala de aula nos contextos de ética, operações, marketing e sustentabilidade, sendo aplicável predominantemente para cursos da área de gestão em cursos de graduação e de pós-graduação, incluindo especializações, mas cabível de utilização também em cursos de mestrado, em especial na modalidade profissional. O desenvolvimento do caso também permitirá aos professores que obtenham a construção teórica e elaboração de respostas dos alunos, contemplando tanto a dimensão teórica quanto prática nas respostas.

MODERN PROBLEMS REQUIRE MODERN SOLUTIONS: TEACHING CASE OF HOW AN AUTOMOTIVE COMPANY DODGED THE LEGISLATION AND HAD TO PAY FOR IT

The present teaching case aims to present a complex managerial situation, which involves issues such as sustainability, organizational image and environmental responsibility. It is a hypothetical business situation, however, based on real world events that have taken place in the automotive industry. The case approach is in the sense of realistic narration, where a situation is applied without the playful elements, but rather factual. As a result, the application of this teaching case is expected to discuss issues such as sustainability, organizational image, brand image and other complex criteria such as the social impact and business ethics. The teaching case presents its contributions towards the development of classroom discussions in the contexts of ethics, operations, marketing and sustainability, being predominantly applicable to management courses in undergraduate and graduate courses, including specializations, but also suitable for use in master's courses, especially in the professional MBA modality. The development of the case will also allow professors to obtain the theoretical construction and elaboration of the students' responses, contemplating both the theoretical and practical dimensions in the responses.


Palavras-chave


indústria automotiva; imagem organizacional; reputação; caso de ensino

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.