O AMBIENTE EDUCACIONAL ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE UMA INSTITUIÇÃO EM SANTOS-SP

Fabiana Felippe dos Santos, Raquel Vilhegas da Rocha, Julia Garcia Novaes Oliveira, Jessica Wady Lopes, Luana Lafuentes Lopes dos Santos, Marcela de Souza Lima Coppola, Roberta dos Santos Souza, Cyntia Soares Blankenburg de Pinho, Priscila Lanzillotta, Ana Cláudia Tomazetti de Oliveira

Resumo


Objetivo: avaliar a percepção dos educadores atuantes na Associação Casa da Criança de Santos a respeito do contexto ambiental. Metodologia: foi aplicado um questionário adaptado do Infant/Toddler Environment Rating Scale (ITERS-R), distribuído de forma on-line para os educadores. Resultados: Doze colaboradoras participaram da pesquisa. A pontuação obtida foi de 54,25 o que corresponde a 78,6% da pontuação possível. O item espaço e mobiliário, obteve a pontuação correspondente a 80%; o item atividades obteve pontuação corresponde a 74,7%; o item interação obteve a pontuação correspondente a 85,41%; o item estrutura do programa obteve pontuação correspondente a 79,83%. Considerações finais: Concluímos que na percepção das monitoras e professoras atuantes, a ACCS possui qualidade satisfatória do ambiente educativo, de acordo com o que é visado na literatura.

THE EDUCATIONAL ENVIRONMENT THROUGH THE PERCEPTION OF PROFESSIONALS FROM AN INSTITUTION IN SANTOS-SP

Objective: to evaluate the perception of educators working at the Associação Casa da Criança de Santos regarding the environmental context. Methodology: a questionnaire adapted from the Infant/Toddler Environment Rating Scale (ITERS-R) was applied, distributed on-line to the educators. Results: Twelve female collaborators participated in the survey. The score obtained was 54.25, which corresponds to 78.6% of the possible score. The space and furniture item got a score corresponding to 80%; the activities item got a score corresponding to 74.7%; the interaction item got a score corresponding to 85.41%; and the program structure item got a score corresponding to 79.83%. Final considerations: We concluded that, in the perception of the monitors and active teachers, the ACCS has a satisfactory quality of educational environment, according to what is aimed at in the literature.


Palavras-chave


desenvolvimento psicomotor; educadores; ambiente

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