O USO DE FONTES HISTÓRICAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Valesca Brasil Costa, Chanauana de Azevedo Canci

Resumo


Este artigo aborda o uso de fontes históricas na pesquisa em educação, evidenciando o tratamento de análise e de interpretação das informações diante de fontes históricas. Essas fontes, mais do que complementar a revisão bibliográfica, são responsáveis pelo aprimoramento e ampliação das possibilidades investigativas da pesquisa. A ampliação das possibilidades investigativas buscou revisitar duas faculdades de direito que desempenharam, ao longo do tempo, papeis significativos na formação de ensino superior. As fontes são instrumentos de poder e de produção de verdades, construindo e desconstruindo fatos, revisitando memórias e narrativas, demonstrando de que forma o trabalho com registros implica na atuação de análise a partir de memórias pessoais e registros profissionais, revisitando a memória e a história, conferindo imortalidade, traduzida em informações que se perpetuam no tempo.

THE USE OF HISTORICAL SOURCES IN EDUCATION RESEARCH

This article addresses the use of historical sources in educational research, highlighting the treatment of analysis and interpretation of information from historical sources. These sources, more than complementing the bibliographic review, are responsible for improving and expanding the investigative possibilities of the research. The expansion of investigative possibilities sought to revisit two law faculties that played, over time, significant roles in higher education education. Sources are instruments of power and the production of truths, building and deconstructing facts, revisiting memories and narratives, demonstrating how working with records implies the performance of analysis based on personal memories and professional records, revisiting memory and history, conferring immortality, translated into information that perpetuates itself in time.


Palavras-chave


fontes históricas; história da educação; memórias

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ISSN (impresso): 1807-8850
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Periodicidade: Trimestral

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