PREVALÊNCIA DE DOR EM EDUCADORES DO ENSINO INFANTIL E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO PROFISSIONAL

Luana Lafuentes Lopes dos Santos, Marcela De Souza Lima Coppola, Roberta Dos Santos Souza, Fabiana Felippe Dos Santos, Jessica Wady Lopes, Julia Garcia Novaes Oliveira, Raquel Vilhegas da Rocha, Cyntia Soares Blankenburg de Pinho, Ana Claudia Tomazetti de Oliveira

Resumo


A postura é definida como o estado de equilíbrio dos músculos e ossos, para proteção de outras estruturas do corpo humano. As posturas adotadas no trabalho podem prejudicar os profissionais e gerar lesões. Objetivo do estudo é avaliar a prevalência de dor no cotidiano de educadores infantis e análise da influência na sua vida profissional. Foi realizado estudo transversal através da aplicação de um questionário on-line baseado no ‘Questionário Nórdico para Análise de Sintomas Musculoesqueléticos, aplicado em profissionais de educação infantil. Nos resultados 21 professoras e monitoras participaram do estudo, sendo que 9 (42,9%) delas relataram ter dor predominantemente em pescoço, coluna inferior e ombro direito. Foi concluído que a prevalência de dor nas professoras e monitoras foi de 42,85%, sendo mais incidente em região de pescoço, coluna e ombro.

PREVALENCE OF PAIN IN EARLY CHILDHOOD EDUCATORS AND INFLUENCE ON PROFESSIONAL PERFORMANCE

Posture is defined as the state of equilibrium of the muscles and bones to protect other structures of the human body. The postures adopted at work can harm professionals and generate injuries. The aim of the study is to evaluate the prevalence of pain in the daily lives of child educators and analyze the influence on their professional lives. A cross-sectional study was carried out by applying an online questionnaire based on the Nordic Questionnaire for Musculoskeletal Symptoms Analysis, applied to child education professionals. In the results 21 female teachers and monitors participated in the study, and 9 (42.9%) of them reported having pain predominantly in the neck, lower back and right shoulder. It was concluded that the prevalence of pain in the teachers and monitors was 42.85%, and it was more frequent in the neck, spine and shoulder regions.


Palavras-chave


dor musculoesquelética; profissionais de educação infantil; fisioterapia

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