Hipertensão arterial nos trabalhadores autônomos do Porto de Santos

Fernando F. O. Alves de Lima, Dionize Montanha

Resumo


No Brasil, as doenças cardiovasculares tem sido a principal causa de morte por complicação da Hipertensão Arterial. O estudo tem o objetivo de identificar os fatores de risco para hipertensão arterial na população de trabalhadores portuários de Santos, e analisar as informações que possuem sobre a doença. A pesquisa foi realizada na empresa OGMO, na cidade de Santos-SP, e para a coleta de dados utilizou-se um roteiro com questões fechadas e uma questão aberta sobre a percepção do trabalhador acerca da hipertensão arterial. Os dados foram tabulados no sistema EpiInfo e a questão sobre a percepção do trabalhador foi gravada, transcrita e analisada posteriormente. Os resultados mostram que nessa população predominam todos os fatores de risco, com ênfase ao IMC elevado, seguido por estresse, hereditariedade e alcoolismo. Em relação à educação dos trabalhadores, apresentam informações muito limitadas sobre a doença, inclusive sobre o tratamento. Conclui-se que existe a necessidade de ações educativas sobre hipertensão para os trabalhadores portuários, e o processo educacional deve considerar ações individualizadas.

Texto completo:

PDF

Referências


SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. VI Diretrizes brasileiras de hiper-tensão, 2010.

BLOCH, K.V; RODRIGUES, C.L;FISZMAN, R. Epidemiologia dos fatores de risco para hipertensão arterial - uma revisão crítica da literatura brasileira. Revista Bras. Hi-pertens, Vol. 13(2): 134-143, 2006.

SILVA, J.L.L.; SOUZA, S.L. DE. Fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica versus estilo de vida docente. Rev Eletrônica de Enfermagem. Goiânia, 2004.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de Atenção básica nº 15: Hipertensão Arterial Sistêmica. Brasília, 2006.

PESSUTO, J.; CARVALHO, E.C. Fatores de risco em indivíduos com hipertensão arte-rial. Rev Latino-am de enfermagem. Ribeirão Preto, 1998.

NERI, M.; SOARES, W. Desigualdade social e saúde no Brasil. Caderno de Saúde Pu-blica vol. 18: 77-87, 2002.

CORDEIRO, R. ET AL. Ocupação e Hipertensão. São Paulo: Rev. Saúde Pública, vol.27, 1993.

TOSCANO, C.M. As campanhas nacionais para detecção das doenças crônicas não-transmissíveis: diabetes e hipertensão arterial. Ciência e Saúde Coletiva, vol: 9 (4): 885-895, 2004.

FLECK, M.P.A. ET AL. Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100). Porto Alegre: Rev Bras Psiquiatr, 21 (1), 1999.

CASTRO, A.P.;SCATENA, M.C.M. Manifestação emocional de estresse do paciente hipertenso. Revista Latino-americana de Enfermagem, 2004.

ROCHA, R; ET AL. Efeitos de estresse ambiental sobre a pressão arterial de trabalha-dores. Rev Saúde Pública. 2002.

NOBREGA, A.C.L.; CASTRO,R.R.T.; SOUZA,A.C. Estresse mental e hipertensão sis-têmica. Revista Brasileira de Hipertensão, 2007.

PÉRES, D. S.; MAGNA, J. M.; VIANA, L. A. Portador de hipertensão arterial: atitudes, crenças, percepções, pensamentos e práticas. Revista de Saúde Publica, Vol 37 (5): 635-42, 2003.

SANTOS, Z.M.S.A. ET AL. Adesão do cliente hipertensivo ao tratamento: análise com abordagem interdisciplinar. Revista Texto Contexto Enfermagem, Vol. 14 (3), 2005.

REIS, M.G.; GLASHAN,R.Q. Adultos Hipertensos hospitalizados: Percepção de Gravi-dade da doença e de qualidade de vida. Revista Latino-Americana de Enferma-gem, 2001.

CASTRO, V.D.; CAR, M.R. O cotidiano da vida de hipertensos: mudanças, restrições e reações. Revista da Escola de Enfermagem USP, vol 34 (2): 138-44,2000.

FUCHS, F.D. TOHP, TONE e outros estudos envolvendo restrição salina, tratamento da obesidade e exercício físico na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial. Revista Brasileira de Hipertensão vol.8 (2): 216-20,2001.

SOUZA, ERM ET AL. Contribuição da enfermagem na educação em saúde de pacientes hipertensos com enfoque na prevenção da insuficiência renal crônica. Ver. Nursing (São Paulo): 12(137): 471-478 out. 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.