Uma História pode mudar seu jeito de ver o mundo do Ensino Superior

Sidney Bernardo

Resumo


O presente artigo trata da qualidade do ensino e sua inter-relação com a História de Vida – A Narrativa Biográfica, principalmente, sua influência na Didática e Metodologia. Nos últimos anos, no campo das ciências humanas, têm sido intensos os investimentos em pesquisa sobre a qualidade do ensino, uma vez que esta é considerada a responsável direta pela formação de profissionais do ensino. A qualidade do ensino, nos seus diferentes cursos de graduações do Ensino Superior oferecidos é, sem dúvida, um dos grandes desafios encontrados pelos gestores educacionais e pelas políticas governamentais. O discente, como cliente imediato dessa prestação de serviço educacional, é quem mais sente na pele os reflexos da qualidade no ensino que lhe é oferecido. Esta qualidade está diretamente ligada à sua participação no cotidiano acadêmico, ao seu interesse em sua própria formação e á participação efetiva do processo ensino-aprendizagem, às aulas que lhe são ministradas, ao desconforto experimentado com o que paga e o que recebe, no convívio diário com o docente e também nas informações que lhe são transmitidas e na aplicação dessas mesmas informações que deverão propiciar a auto-avaliação, que o discente faz da realização pessoal e/ou profissional ser transformadas em conhecimento. Todo o trabalho educacional desenvolvido pelo docente e discente brota da reflexão sobre a sala de aula: processo de ensino-aprendizagem e das instituições de ensino: espaço de “inter-ações”. Interessante perceber que no processo de ensino-aprendizagem tudo o que o discente aprende na relação com o docente e com o grupo-classe, bem como todo o processo de aprendizagem, realiza-se pelo relacionamento interpessoal muito estreito entre discentes e docentes, discentes e discentes, docentes e docentes, enfim, entre discentes, docentes e gestores. Criam-se, assim, possibilidades de sucesso (ou de fracasso) do processo ensino-aprendizagem.

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Referências


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