HANGMAN GAME NA AULA DE FARMACOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Carlos Eduardo Bezerra de Medeiros, Dany Geraldo Kramer

Resumo


A farmacologia envolve o estudo dos mecanismos de ação, efeitos colaterais e aspectos clínicos da administração de medicamentos, sendo complexa e ministrada em sua maioria por aulas expositivas, que não favorecem a aprendizagem dos alunos. Assim, metodologias ativas, como jogos educativos, se fazem importantes, como o uso do Hangman Game. Assim, objetivou-se descrever o relato de experiência sobre o uso do Hangman Game no ensino de farmacologia. Este é um relato de experiência sobre o uso da metodologia ativa no ensino-aprendizagem de farmacologia em uma faculdade pública do nordeste do Brasil. Foi utilizado o hangman game, com uma definição de termo, onde os alunos (pares) deveriam associar a uma a palavra secreta, em até 2 minutos. Foram discutidos tópicos sobre hipoglicemiantes e anti-hipertensivos. Os estudantes relataram aceitação e entusiasmo, pois foram capazes de atuar em uma atividade motivadora e divertida. Acontece que, o jogo é uma forma de aprendizado interativo que oferece uma variedade de experiências educacionais dinâmicas e informativas.

HANGMAN GAME IN PHARMACOLOGY CLASS: EXPERIENCE REPORT

Pharmacology involves the study of the mechanisms of action, side effects and clinical aspects of drug administration, being complex and mostly taught by lectures, which do not favor students' learning. Thus, active methodologies such as educational games become important, such as the use of Hangman Game. Thus, the objective was to describe the experience report on the use of Hangman Game in pharmacology teaching. This is an experience report on the use of active methodology in pharmacology teaching and learning in a public college in northeastern Brazil. The hangman game was used, with a term definition, where students (pairs) should associate the secret word within 2 minutes. Hypoglycemic and antihypertensive topics were discussed. Students reported acceptance and enthusiasm as they were able to perform in a motivating and fun activity. Turns out, the game is a form of interactive learning that offers a variety of dynamic and informative educational experiences.


Palavras-chave


farmacologia; ensino; hangman; game; experiência

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