PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA NA SUA RELAÇÃO COM O CAMPO DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA

Nathali Gomes Silva, Maria da Conceição Carrilho Aguiar

Resumo


O presente trabalho trata-se de um ensaio que tem como objetivo refletir sobre os aspectos conceituais da prática docente universitária relacionando-a com o campo das ciências exatas e da natureza. Para tanto tomamos como referência a Prática Docente, a função social da Universidade e de seus docentes, por fim, o papel das ciências exatas e da natureza em seus aspectos didático-pedagógicos. Concluímos que no contexto em que universidade está inserida hoje, acentua o espaço complexo, multifacetado e desafiador de formação e reflexão diante da nova realidade que o professor encontra-se. A formação continuada tem se configurado uma estratégia didático-pedagógica que apresenta significativos resultados quanto à qualidade do ensino aprendizagem e a transformação da prática docente.

UNIVERSITY TEACHING PRACTICE IN ITS RELATIONSHIP WITH THE FIELD OF EXACT SCIENCES AND NATURE

This work is an essay that aims to reflect on the conceptual aspects of university teaching practice relating it to the field of exact sciences and nature. For that, we take as reference the Teaching Practice, the social function of the University and its professors, finally, the role of the exact sciences and nature in its didactic-pedagogical aspects. We conclude that in the context in which the university is inserted today, it accentuates the complex, multifaceted and challenging space for training and reflection in the face of the new reality that the teacher finds himself. Continuing education has become a didactic-pedagogical strategy that presents significant results in terms of the quality of teaching and learning and the transformation of teaching practice.


Palavras-chave


ciências exatas e da natureza; prática docente; universidade

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