STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Resumo
A sociedade contemporânea vem sofrendo transformações, o que têm impactado o mundo do trabalho, exigindo profissionais qualificados em um cenário instável e competitivo. Esse panorama coloca em questão as práticas educativas formativas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nesse sentido, este artigo tem por finalidade conhecer os fundamentos e o conceito do Storytelling, como uma potencial estratégia de ensino, de modo a evidenciar a sua contribuição no contexto da EPT. Pauta-se em uma revisão bibliográfica fundamentada em Vygotsky. As análises apontam a importância do Storytelling na EPT visando a estimular a imaginação, a criticidade, a resolução de problemas e a empatia à formação de profissionais conscientes e comprometidos com as intervenções que a realidade requer.
STORYTELLING AS A TEACHING STRATEGY IN THE CONTEXTO OF PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION
Contemporary society has undergone transformations, which have impacted the world of work, requiring qualified professionals in an unstable and competitive scenario. This panorama calls into question the formative educational practices of Professional and Technological Education (EPT). In this sense, this article aims to understand the fundamentals and the concept of Storytelling, as a potential teaching strategy, in order to highlight its contribution in the context of EPT. It is based on a bibliographic review based on Vygotsky. The analyzes point to the importance of Storytelling in EPT in order to stimulate imagination, criticality, problem solving and empathy for the training of professionals who are aware and committed to the interventions that reality requires.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.