LETRAMENTO EM DANÇA E A FORMAÇÃO DOCENTE DE GRADUANDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE “NÃO SABEM DANÇAR”

Márcia Campos Ferreira, Stela Maria Fernandes Marques

Resumo


Este manuscrito tem como foco o processo de letramento em dança na graduação em Educação Física como um processo experimental de aprendizagem em dança, numa disciplina do currículo de formação docente. O texto apresenta a discussão parcial de dados que compõem uma pesquisa-ação descritiva, de abordagem quanti-qualitativa, em nível de doutorado. Baseamos as discussões em dados obtidos por meio de Questionário Diagnóstico de Percepção em Dança, aplicado antes e após as atividades de aprendizagem. Identificamos experiências, interesses, percepções e conceitos sobre dança que os graduandos traziam consigo inicialmente e, ao final do processo de aprendizagem, comparamos os aspectos que foram ou não modificados. Concluímos que, embora seja aparente a ausência da dança durante a trajetória escolar passada destes sujeitos, sua formação docente pode modificar habilidades, não só para aprender, mas também para ensinar dança.

DANCE LITERACY AND TEACHER TRAINING OF PHYSICAL EDUCATION UNDERGRADUATES WHO “DON'T KNOW HOW TO DANCE”

This manuscript discusses the dance literacy process in a undergraduate Physical Education course as an experimental process of dance learning, within a compulsory subject on teacher education. This article presents a partial discussion of data collected through a doctoral descriptive action-research, which embodies a quantitative-qualitative approach. Discussions were based on data obtained through the Diagnostic Perception in Dance Questionnaire, applied before and after the learning activities. We pinpointed prior experiences, interests, perceptions and concepts on dance that the undergraduate students possessed and, at the end of the learning process, we compared the aspects that had been modified or not. We concluded that, although the apparent absence of dance during the past school trajectory of these subjects, their teacher training can modify their skills, not only to learn, but also to teach dance.


Palavras-chave


letramento em dança, educação física, formação docente

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.