AS RELAÇÕES DO ENDOMARKETING COM A PERCEPÇÃO E OS ATRIBUTOS DE VALOR DA MARCA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Cláudio Mansoni, Flávio Régio Brambilla

Resumo


Com o aumento do nível de exigência dos consumidores de produtos e serviços, as organizações têm necessitado rever suas práticas e postura diante do mercado. A mudança de filosofia, partindo para uma visão sob o ponto de vista do cliente para a criação e manutenção de relacionamentos com aqueles de maior valor, é uma das ações que muitas empresas têm tomado, sobretudo no ramo de serviço. Este artigo é centralizado em uma Instituição de Ensino Superior e em seus processos de endomarketing, relacionando-os com a percepção da marca, tendo em vista a obtenção de uma série de ganhos através da força marca, e junto aos seus colaboradores. O estudo tem um aporte sobre endomarketing e percepção da marca e, a partir da análise de resultados, percebeu-se que a marca está inserida em um universo simbólico de valores, podendo causar diferentes percepções ideológicas nos colaboradores, o que poderá iniciar um novo hábito cultural.

THE ENDOMARKETING RELATIONS WITH PERCEPTION AND ATTRIBUTES OF BRAND VALUE IN A HIGHER EDUCATION INSTITUTION

With the increase in the level of demand from consumers for products and services, organizations have needed to review their practices and attitude towards the market. The change in philosophy, starting with a view from the customer's point of view to create and maintain relationships with those of greater value, is one of the actions that many companies have taken, especially in the service sector. This article is centered on a Higher Education Institution and its endomarketing processes, relating them to the perception of brand, with a view to obtaining a series of gains through the brand strength, and with its employees. The study has an input on internal marketing and brand perception and, from the analysis of results, it was realized that the brand is inserted in a symbolic universe of values, which can cause different ideological perceptions in employees, which may start a new cultural habit.


Palavras-chave


endomarketing, percepção da marca, instituição de ensino superior

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Periodicidade: Trimestral

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