AVANÇOS E DESAFIOS NA ADOÇÃO DO MODELO DE ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA COVID-19
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais avanços e desafios na adoção do modelo de ensino remoto, em substituição às aulas presenciais, realizada durante o chamado período complementar excepcional na Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA. Essa mudança se deu em decorrência das medidas de distanciamento social adotas no contexto da pandemia COVID-19. Com base na triangulação de dados de natureza qualitativa e quantitativa foi possível concluir que a mudança do modelo de aulas se deu de forma apressada e não planejada, prejudicando a exposição dos conteúdos e comprometendo o nível de aprendizado dos alunos; configurando-se, assim, como principal desavio a ser superado o aperfeiçoamento da didática empregada, a partir de um melhor planejamento pedagógico e da preparação adequada dos professores ao novo modelo de ensino.
ADVANCES AND CHALLENGES IN THE ADOPTION OF THE REMOTE EDUCATION MODEL DURING THE COVID-19 PANDEMIC
The present work aims to identify the main advances and challenges in the adoption of the remote teaching model, replacing face-to-face classes, held during the so-called exceptional complementary period at the Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA. This change occurred as a result of the social distance measures adopted in the context of the COVID-19 pandemic. Based on the triangulation of data of a qualitative and quantitative nature, it was possible to conclude that the change in the model of classes took place in a hasty and unplanned way, impairing the exposure of the contents and compromising the students' level of learning; configuring, thus, as the main challenge to be overcome the improvement of the didactics used, based on a better pedagogical planning and the adequate preparation of teachers for the new teaching model.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.