ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA CIDADE DE SÃO BORJA-RS

Evandro Ricardo Guindani, Andreia Miranda, Yáscara Koga Guindani

Resumo


A questão da qualidade na educação básica tem sido temas de muitos debates. Surgem discussões sobre metodologias de ensino e currículo e estão sendo implementadas novas experiências em determinados locais do país, como é o caso da ampliação do tempo do aluno na escola. O referido artigo resulta de uma pesquisa que teve por objetivo investigar o processo de implantação e execução da modalidade de ensino integral em uma escola de educação básica da cidade de São Borja-RS. O texto apresenta primeiramente, uma breve revisão teórica sobre a educação integral. Num segundo momento são apresentados resultados da pesquisa que se deu por meio de entrevistas com gestores, funcionários, docentes e alunos. Os resultados apontam que a aplicação de tal modalidade de ensino requer um grande planejamento com condições de trabalho diferenciadas para os docentes.

FULL TIME SCHOOL IN THE CITY OF SÃO BORJA-RS

The issue of quality in basic education has been the subject of many debates. Discussions about teaching methodologies and curriculum are emerging and new experiences are being implemented in certain parts of the country, such as the extension of the student's time at school. This article results from a research that aimed to investigate the process of implantation and execution of the integral education modality in a basic education school in the city of São Borja-RS. The text first presents a brief theoretical review on integral education. In a second step, results of the research that took place through interviews with managers, employees, teachers and students are presented. The results indicate that the application of such a teaching modality requires a great planning with different working conditions for the teachers.

ESCUELA A TIEMPO COMPLETO EN LA CIUDAD DE SÃO BORJA-RS

Hoy se debate mucho sobre el derecho a una educación básica de calidad, sobre una enseñanza que pueda reducir las desigualdades sociales de un país y sobre nuevas metodologías de enseñanza. En este sentido, debates sobre políticas públicas que permitan la implementación de un Esta forma de enseñanza ha sido pensada e incluso aplicada en ciertos estados, como la extensión del tiempo del estudiante en la escuela. Este artículo es el resultado de una investigación que tuvo como objetivo investigar el proceso de implementación y la implementación de la modalidad de enseñanza integral en una escuela primaria en la ciudad de São Borja-RS. El presente estudio presenta, al principio, una revisión histórica y conceptual sobre la educación integral. En segundo lugar, presentamos los resultados de la investigación a través de entrevistas con gerentes, empleados, docentes y estudiantes. Los resultados indican que la aplicación de este tipo de enseñanza requiere una gran planificación con diferentes condiciones de trabajo para los maestros, especialmente con respecto a su dedicación exclusiva en la escuela.


Palavras-chave


escola de tempo integral, qualidade da educação, comunidade escolar

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